Cotidiano

Oeste volta a receber líderes do País Basco

Empresários do País Basco, região na Espanha que faz divisa com a França, estão em Cascavel para contatos com líderes empresariais e poder público. Na tarde de ontem, a comitiva foi recebida por diretores na Acic. Eles informaram sobre seus ramos de atuação e a intenção de dar início a um diálogo que possa a levar a futuras parcerias e negócios. A recepção, na Acic, foi feita pelo presidente Edson José de Vasconcelos e pelos diretores Carlos Guedes e Nelson Casarotto.

Guedes informa que os contatos são importantes e poderão trazer bons resultados às duas regiões, que têm similaridades, como de estar em áreas de fronteira. A finalidade da missão técnica é trocar experiências e iniciar diálogos para possíveis parcerias para importação e exportação de produtos e serviços. A revolução econômica do País Basco, que tem cerca de 2,2 milhões de habitantes, começou há aproximadamente 25 anos.

A decisão de criar agências de desenvolvimento, com foco na educação de qualidade, pesquisa, inovação e cooperativismo, assegura saltos intensos à economia daquela região espanhola. “Hoje ela está entre as mais desenvolvidas e têm alguns dos melhores indicadores da Europa”, segundo Carlos Guedes. As empresas que os espanhóis visitarão, são: Comil, Mascarello, Vaspa, Carelli, Construtora JL, AL Solo Engenharia, AGSystem e Hidrobombas.