Foz do Iguaçu – As obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que vai conectar Foz do Iguaçu a Presidente Franco, alcançaram 64% de execução neste mês de julho, conforme o último boletim técnico divulgado pelo Consórcio Ponte Brasil-Paraguai (Única/MPB/RMG). Os investimentos na construção ultrapassaram R$ 149 milhões, do total previsto de R$ 323 milhões.
A nova ponte internacional sobre o Rio Paraná é uma obra do governo federal, com gestão do governo do Estado, por meio do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem) e recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional.
As obras estão dentro do cronograma e a expectativa é de que a nova ponte internacional esteja concluída em meados de 2022. “Essa e outras obras que estamos apoiando certamente trarão ainda mais desenvolvimento para a nossa região”, afirmou o diretor-geral de Itaipu, general João Francisco Ferreira.
De acordo com o boletim, o consórcio responsável pelas obras concluiu em julho, no lado brasileiro, a concretagem da segunda laje de elevação do mastro, bem como o posicionamento da primeira camada das formas internas perdidas que compõem a terceira fase do mastro principal. Até o fim deste mês, o mastro deve alcançar aproximadamente 93 metros de altura, do tabuleiro ao topo.
Ainda em julho, foi montado o carro de lançamento, que possui ao todo 16,70 metros de largura, 30,44 metros de comprimento e 4,40 metros de altura. A estrutura auxiliará na locação das aduelas metálicas no vão central.
No lado paraguaio, teve prosseguimento a concretagem da segunda etapa da caixa de equilíbrio interna na laje superior. Também foi iniciado o preenchimento dos nichos que acrescentam o peso necessário para a caixa interna. Começaram ainda as ações da segunda fase no mastro principal, podendo atingir, até o final deste mês, 76,5 metros de altura do tabuleiro ao topo da estrutura.
Somente no último mês, as torres avançaram 12 metros no Paraguai e 10,5 metros no Brasil.
Perimetral Leste
As obras da Perimetral Leste, que ligará a futura ponte à BR-277, também avançaram, checando a 3% de execução em julho, com investimento aproximado de R$ 3,12 milhões. O custo total desta obra será de R$ 140 milhões, incluindo uma rodovia de 15 quilômetros de extensão, dois viadutos (um deles de interseção com a BR-469), uma rotatória alongada, duas travessias e duas aduanas. Os investimentos também são da margem brasileira de Itaipu.
Ao longo do mês de julho, tiveram continuidade as obras dos viadutos da BR-469, com a execução de 23 estacas raiz, de 90 totais. O Viaduto da Ponte Tancredo Neves está em fase de mesoestrutura (paredes frontais e laterais) e fabricação da superestrutura (vigas pré-moldadas).