Os candidatos à Casa Branca não têm muito o que dizer sobre o apoio recebido de celebridades. Eles podem cruzar os dedos e cobrar favores, mas, às vezes, apoio pode significar constrangimento dependendo de onde vem. Seja como for, Hillary supera o rival Trump.
Ela tem a seu lado Beyoncé, Sting, Steven Spielberg, Robert De Niro, Stevie Wonder, Tom Hanks e George Clooney. Já a lista de Donald Trump soa como uma relação de sujeitos musculosos: Gary Busey, Hulk Hogan, Jean Claude Van Damme, Ted Nugent e Lou Ferrigno, para citar alguns.
Não chega a surpreender que Hillary esteja vencendo. Hollywood é um lugar mais liberal. Mas há outras formas de comparar os dois pavões. Dividimos o apoio de celebridades baseado em categorias:
Gurus da boa forma: Jenny Craig x Tracy Anderson
O apoio: Craig está ciceroneando um jantar para levantar fundos para Trump com ingresso custanto até US$ 25 mil. Já Anderson aparece no vídeo ?I?m With Her?, de Lena Dunham, em apoio a Hillary, ao lado de Shonda Rhimes, Jamie Lee Curtis e Constance Wu.
O vencedor: Craig tem o nome reconhecido. Tracy Anderson pode até ter ajudado Gwyneth Paltrow a obter o derrière de uma stripper de 22 anos, mas ela é menos conhecida. E as pessoas que a conhecem provavelmente já estão votando em Hillary.
Super-heróis: Dean Cain x Ben Affleck
O apoio: O ex-astro de ?Lois and Clark? se declarou um tipo ?Trump? no programa ?Fox and Friends? em maio. O melancólico Batman tem uma longa história com Hillary. Seu nome até apareceu em e-mails no servidor privado da candidata.
O vencedor: Dean quem? Já faz muito tempo desde Cain foi sucesso em algum programa. Affleck está longe de ter um appeal universal, mas pelo menos ele é reconhecido universalmente.
A turma dos ?aplausos?: Kirstie Alley e Ted Danson
O apoio: Kirstie Alley endossou oficialmente a campanha de Trump no Twitter. Danson (e sua mulher, Mary Steenburgen) se declararam pró-Hillary num evento em New Hampshire.
O vencedor: Kirstie Alley. Ela pode não ser tão visível como Danson ? ele participou tanto de programas de TV populares (como ?CSI?) como de sucessos de crítica (como ?Fargo?), ao passo que a carreira de Kirstie Alley tem oscilado ? mas um endosso feminino é muito mais valioso para Trump do que o apoio de um conhecido liberal o é para Hillary.
Estrelas do hip-hop: Azealia Banks x Kanye West
O apoio: ?Creio que Trump é único que de fato tem força para enfrentar os grandes negócios. A Hillary está muito presa a eles e Bernie não tem influência?, escreveu Azealia Banks num tweet em fevereiro. Já Kanye West fez doação para Hillary.
O vencedor: Kanye West. Sei que o você está pensando, mas escute: ele andou falando besteira ultimamente e está ligado à socialite Kardashian. Mas o problema não é ele, e sim Azealia Banks. Ela também tweetou o seguinte sobre o candidato republicano: ?Acho que Donald Trump é diabólico como os EUA são diabólicos e ele é necessário para que os EUA possam acompanhar o próprio ritmo?. Um tal apoio pode ser chamado de vitória de Pirro.
Os Rocks: Kid x Chris
Apoio: ?Estou curtindo Trump?, disse o autodesignado ?menino mau americano? à revista ?Rolling Stone?. E, embora Chris Rock tenha dito coisas não muito legais sobre Bill Clinton no passado, o comediante tweetou seu apoio à ex-primeira-dama.
O vencedor: Chris Rock. Você acha que o cara que foi o mestre de cerimônia do Oscar vai perder para um rappper branco?
Os falastrões: Charlie Sheen x Lindsay Lohan
O apoio: Primeiro Sheen classificou Trump como ?uma pilha vergonhosa de idiotia? e depois tweetou que seria um feliz companheiro de chapa do magnata. E então temos Lohan, que, de repente, passou a se interessar por política, se é que seus tweets incoerentes e Instagrams servem como indicação.
O vencedor: bem…