RIO- Se anteontem os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontraram uma prova mais difícil que nos anos anteriores, ontem os estudantes foram compensados com um exame com grau de complexidade semelhante ao de outras edições. A opinião é dos professores do grupo Eleva Educação, que resolveram as questões do Enem e concluíram que a prova como um todo seguiu a linha usual. enem
?Em linhas gerais, a prova de domingo foi mais tranquila que a de sábado. No entanto, estava bastante extensa, com textos longos, então um aluno que não estivesse muito bem preparado não conseguiria administrar o tempo para fazer tudo. Hoje é naturalmente mais complicado para controlar o tempo, porque eles sabem que têm de fazer uma boa redação e só têm uma hora a mais ? analisa Fábio Oliveira, diretor acadêmico do grupo Eleva Educação. ? A percepção é que uma boa nota neste ano será semelhante a uma boa nota no ano passado.
Além da Redação, o segundo dia de provas do Enem trouxe questões de Linguagens e Matemática. Na prova da primeira disciplina, os estudantes encontraram questões mais tranquilas que no ano anterior. De acordo com a professora de português e redação do grupo Eleva Educação, Carolina Pavanelli, a prova foi mais interpretativa e não exigiu tantos conhecimentos específicos como na edição de 2015.
? Em geral a prova foi mais fácil que no ano passado, talvez para compensar o primeiro dia deste ano que foi um pouco avassalador ? brincou. ? Ano passado o que comprometeu mais foram as questões de literatura que vieram bem difíceis. Neste ano, apesar das questões de literatura estarem na prova, eram mais interpretativas, não exigiam por exemplo o estilo literário.
Enunciados longos em matemátca
A surpresa da prova deste ano em Linguagens ficou por conta de um gênero textual que não aparecia muito em outras edições.
? A gente não esperava que caísse texto dramático, foram duas questões com esse tipo de texto. Mas as perguntas não eram difíceis. Em geral, a prova foi bastante interpretativa e com questões de resolução rápida? comentou Carolina.
A interpretação de texto, no entanto, pode ter sido uma pedra no sapato dos candidatos na hora que fazer a prova de Matemática. Segundo o professor Rodrigo Villard, do grupo Eleva Educação, o enunciado longo das questões exigia atenção e podia fazer com que os estudantes se perdessem em meio à resolução do problema.
? Qualquer coisa que se leia errado em meio a uma questão gigante já leva o candidato para uma resposta errada. Se o aluno não for bom em interpretação, ele pode ter ido mal na prova. A matemática por trás do enunciado, muitas vezes, nem é tão complicada, ele precisava entender exatamente o que a questão quer dizer.