Cotidiano

Museu na Islândia exibe pênis de centenas de animais

201611152045388679_AFP.jpg

RIO ? O tamanho não importa no Museu do Falo da Islândia, em Reykjavik, que abriga a maior coleção do mundo de pênis coletados de centenas de espécies animais. As ?obras de arte? variam desde órgãos sexuais pequenos, como os de ratos, ao gigantesco pênis da baleia cachalote, que mede 1,75 metro e pesa 75 quilos.

? Eu vim ver se era verdade, se realmente existia um museu do pênis em Reykjavik ? disse o turista americano Jerry Anderson, em entrevista à agência AFP.

De acordo com o curador da coleção, Hjortur Sigurdsson, tudo começou como uma ?piada?. O museu foi aberto em 1997 por Sigurdur Hjartarson, pai de Sigurdsson, um historiador que trabalhou como professor por 37 anos, com apenas 62 espécies.

? Meu pai se divertia apenas colecionando, fazendo algo que ninguém havia feito antes ? contou Sigurdsson. ? Ele sempre dizia: alguém precisa fazer isso.

Nos anos 1980, Hjartarson iniciou a coleção com os primeiros 13 espécimes, sendo nove de mamíferos terrestres e quatro de baleias. Na década seguinte, o número aumentou para 34. Hoje, estão expostos pênis de 286 espécies animais.

201611152049028694_AFP.jpg

O exemplar de pênis humano só foi recebido pelo museu em 2011, de um senhor islandês que morreu aos 96 anos e expressou sua vontade de doar seu órgão sexual para ser apreciado pelos turistas.

Além dos pênis armazenados em formol, o museu islandês exibe diversos objetos com o tema fálico, como totens e um telefone. Segundo Sigurdsson, o propósito do museu é educativo, não o erotismo.

? É meio que um tabu, especialmente com o órgão humano, mas se você disser ?pênis?, isso atrai as pessoas ? disse Sigurdsson.