Cotidiano

Movimento das churrascarias do Rio diminui até 25% após operação Carne Fraca

INFOCHPDPICT000065922614 RIO – Os reflexos da polêmica operação Carne Fraca já chegaram nos restaurantes do Rio. A queda do movimento nas churrascarias é de até 25%, segundo o Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio (SindRio).

? A maioria dos restaurantes tem sofrido com o clima de desconfiança do consumidor ? explica o presidente do sindicato, Pedro de Lamare.

Para Pedro, a forma como a Polícia Federal divulgou a operação foi extremamente equivocada e o governo devem atuar rapidamente para esclarecer o que realmente há de irregularidades nos frigoríficos e qual a real extensão do caso.

? No cenário do país que já é de recessão, e do estado do Rio que é ainda mais grave, os danos tendem a ser ainda maiores nesse setor que é importantíssimo para a economia. Por isso, é preciso a PF esclarecer logo a situação para que a população não fique mais perdida como está.

Em relação ao embargo internacional à carne brasileira, o presidente do SindRio, afirmou acreditar que este não durará muito tempo. Mesmo com a consequente oferta maior do produto no mercado interno, ele afirmou que os preços ainda não caíram.

? Como a gente já fecha com fornecedores para comprar carne o ano inteiro, fatores externos como sazonalidade, não costumam alterar muito o valor que chega até nós. Agora, se esse embargo realmente se manter, poderemos ter sim uma queda considerável no preço da carne.

Dono da Churrascaria Carretão, Pedro Cordeiro, afirmou que trabalha há 32 anos com o ramo e que nunca viu crise como essa:

? Caiu igual uma bomba, divulgaram a operação e nosso movimento caiu 25%. Acho que a real dimensão do problema é grave sim, mas não nessa proporção que a operação fez parecer. Eles acabaram afetando um setor importantíssimo da economia e afetaram o país financeiramente. Aposto no mercado nacional e na carne brasileira. O produto que temos é da melhor qualidade, e um erro de administração dessas grandes empresas, e da forma como a PF divulgou a operação, não pode manchar a credibilidade que o produto brasileiro possui.

Para o empresário, o mais importante é ter um rigoroso controle de qualidade próprio.

? Mesmo trabalhando com produtos da melhor qualidade, costumo ter regularmente problemas com fornecedores. Durante as entregas de carne no período de um ano, pelo menos dez remessas vem com carne fora da validade ou com aspecto ruim. Mando voltar o lote inteiro quando acontece.

No local, a estratégia para atrair novos clientes foi criar uma promoção em que o acompanhante não paga o rodízio:

? Nossa casa já voltou a encher nos últimos dias. É só fazer o cadastro no nosso site para ganhar direito a promoção.

Eldo Rech, gerente da Estrela do Sul de Botafogo, afirmou que a má repercussão gerada pela operação, afetou negativamente o estabelecimento.

? Nosso movimento já vinha caindo por conta da crise, mas depois desse caso caiu 15% de uma só vez ? afirmou Eldo, que disse ainda que o local trabalha com carne importada.

Para driblar a crise, mesmo antes da operação, a rede passou a oferecer uma redução no valor do rodízio de R$ 69,90 por R$ 54,90 por pessoa, de segunda a sexta-feira. Na Churrascaria Palace, em Copacabana, os descontos também já eram oferecidos antes da polêmica. Os clientes podem ter 10% de desconto quando apresentam um voucher disponível no site e de mais de 25% para quem se cadastra no programa Clube Palace.

? Não fomos afetados em decorrência desse novo escândalo, porque nossas carnes 90% são importadas e nossa clientela é muito fiel ? explicou a supervisora de reservas e relacionamento com clientes, Lídia Fernandes

Supermercados

A redução no preço como reflexo da queda nas exportações ainda não é sentido pelos consumidores nos supermercados. O economista Luiz Roberto Cunha, da PUC do Rio, explicou que a carne apresentou uma deflação de 2,4% no IPCA-15, divulgado na última quarta-feira, mas que o preço mais baixo ainda não é uma consequência da Operação Carne Fraca e da baixa procura dos mercados internacionais:

? Agora, com os países fechando as portas esses produtos serão ofertados no Brasil. Em princípio, deve haver bons preços para os consumidores internos.

O economista e consultor Paulo Brück afirma que ainda é cedo pra verificar uma mudança nos preços nas prateleiras, mas que é possível que os valores mais acessíveis já sejam encontrados no fim de semana:

? O preço deve diminuir, como aconteceu uma vez com o frango, no período da gripe aviária. Em um primeiro momento, devem ser realizadas promoções, até por se tratar de produtos perecíveis. Mas vale lembrar que a carne que está nas prateleiras foi comprada por um preço anterior a essa crise, então o mercado não vai querer diminuir muito o preço logo e ter prejuízo.

De acordo com o economista, caso o processo seja rápido e logo as exportações voltem ao normal, os preços devem se estabilizar em um período de cerca de 15 dias a um mês.

? Se demorar muito, os preços vão se regular a um patamar mais baixo, mas há prejuízos diferentes, como fim de postos de emprego.

*Estagiário