A Secretaria de Saúde de Cascavel, através da Vigilância em Saúde Ambiental, realiza o monitoramento do vírus da raiva em morcegos e outros mamíferos urbanos. Como parte da rotina, quando morcegos são encontrados mortos ou caídos, são encaminhados para análise do vírus rábico. Na data de 16/09/2020 foi realizada uma coleta de morcego na região do bairro Brasília, sendo encaminhado para exame e tendo como resultado positivo para o vírus da raiva na data de 30/09/2020.
O vírus da raiva circula entre os morcegos urbanos, sendo o 6° caso já registrado em Cascavel nos últimos anos. Não há um perímetro específico que possa ser considerado como foco, considerando que são animais que voam quilômetros por noite em busca de alimento. Os morcegos da área urbana de Cascavel não se alimentam de sangue, e sim de insetos e frutas, e não atacam, mas se manipulados podem morder ou arranhar. Portanto, deve-se manter os cães e gatos vacinados para raiva anualmente, inspecionar o quintal regularmente para visualizar se existe algum morcego caído e se encontrar algum, coloque um balde em cima e ligue para o Setor de Zoonoses, nunca tocando diretamente.
Os morcegos são protegidos por legislação ambiental, matá-los ou maltratá-los é considerado crime ambiental, fazem um importantíssimo serviço ecológico de dispersão de sementes e ingestão de insetos.
Morcegos abrigados em árvores não oferecem riscos e não devem ser manipulados. Caso seja mordido ou arranhado por cães, gatos, morcegos ou outros animais procure atendimento médico.