RIO- Cerca de 80 escolas públicas no Reino Unido irão reavaliar seus uniformes escolares para se adequar a uma política de vestimenta “sem gênero”. Será permitido que os meninos usem saias e as meninas usem calças.
As instituições irão remover referências a meninos e meninas de suas roupas ou reescrever seu código de uniformes. A medida é parte de uma política do Estado para que as escolas sejam mais abertas a crianças que questionam sua própria identidade de gênero.
A Allens Croft School, em Birmingham, é apontada como a primeira escola estatal a implementar a política de uniforme de “gênero neutro”.
Em janeiro, a centenária escola Brighton College já havia dado o primeiro passo e permitido que alunos escolhessem duas opções de uniforme independente de serem do sexo feminino ou masculino: uma calça e um blazer ou uma saia e um casaco mais curto.
Ativistas da causa LGBT comemoraram a política estatal e afirmaram que o movimento é “encorajador”.
“Nenhuma pessoa trans deveria ser obrigado a se apresentar de uma forma que o faz sentir desconfortável. Quando isso acontece, pode ser profundamente prejudicial, especialmente para os jovens”, afirmou um porta-voz da ONG Stonewall ao jornal “The Independent”.