Cotidiano

MDIC cria grupo de trabalho para solucionar burocratização do setor produtivo

RIO – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou nesta quinta-feira que está constituindo um grupo de trabalho para enfrentar o que ele chamou de um dos grandes problemas do país, o “Custo Brasil”. Pereira disse que estão sendo debatidas soluções para normas que atrapalham o setor produtivo e que, muitas vezes, em vez de proteger o trabalhador, gera mais desemprego.

Ele não quis, no entanto, adiantar nenhuma medida, mas disse que espera apresentar uma proposta em até um mês. A equipe será formada também por membros do Ministério do Trabalho e da sociedade produtiva.

— Temos um tripé que é legislação tributária, legislação trabalhista e financiamento. É esse tripé que pauta o “Custo Brasil”, que pode melhorar o ambiente de negócio do país e com o comércio exterior — explicou o ministro. — Nessa linha existem medidas que podem ser feitas de curto prazo, são poucas, e medidas que podem ser feitas no médio e no longo prazo. Trabalhistas e tributárias são de longo prazo e, as que são de curto prazo, são nessas estamos focando inicialmente. Tivemos a primeira reunião ontem e teremos outra semana que vem onde começaremos a discutir esse temas, e a partir daí anunciaremos propostas — declarou.

O ministro participou nesta quinta-feira de cerimônia de posse de 70 pesquisadores aprovados no último concurso público realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em 2014, na sede da entidade