Foz A Prefeitura de Foz do Iguaçu começou ontem a emitir multas a donos de terrenos baldios. O valor pode variar de uma a cem unidades fiscais do município, de R$ 76,80 a R$ 7,68 mil. A cobrança é aplicada a proprietários que, apesar de notificados, ignoraram prazo para limpar seus terrenos. Há vários lotes com mato alto e entulho no perímetro urbano. A multa está prevista no decreto de número 25.143, publicado no dia 6 de março deste ano.
O objetivo não é multar e sim mostrar aos proprietários a importância de manter seus lotes limpos, segundo a administração pública. O acúmulo de lixo e mato criam ambiente favorável à proliferação de insetos e de pequenos animais responsáveis, entre outras, pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus, febre chikungunya, raiva e leihsmaniose. A Divisão de Fiscalização de Foz informa que recebe em média de dez a 20 denúncias todos os dias de terrenos mal cuidados.
De acordo com o chefe da Divisão, José Roberto Ferreira, a lei que autoriza a cobrança de multas também garante a entrada de agentes de fiscalização nos terrenos para as devidas vistorias. Os moradores podem denunciar lotes baldios em Foz do Iguaçu pelo telefone 2105-1610.