Com todas as mudanças no trânsito e transporte que Cascavel está passando devido ao PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), que é o maior programa de obras do Município e financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), as linhas de ônibus do transporte público precisarão ser alteradas. E com isso haverá o surgimento de novas, que vão substituir alguns itinerários que operam hoje.
Serão aproximadamente 53 linhas, com três tipos operacionais – Interbairros, Troncais e Alimentadoras. A primeira operação são linhas integradoras de bairros nas quais a maioria faz o trasbordo em dois terminais. Já as trocais são linhas interterminais, via corredores exclusivos das avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Rio Branco, fazendo a interligação entre regiões da cidade. E as alimentadoras são as que trazem os passageiros dos bairros para os terminais e “alimentam” o sistema.
Ônibus nas avenidas
Segundo o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro, mesmo que o sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) não seja implantado, as avenidas serão usadas e as novas linhas colocadas em circulação. “Independente de ter ou não BRT, as avenidas vão receber os ônibus e os quatro novos terminais, mais o Sul, vão trabalhar de forma integrada”, relata.