RIO ? Kate Winslet se apresentou como oradora na quarta edição do ?WE Day UK?, na Arena Wimbley, em Londres, na última quarta-feira. Num discurso para mais de 12 mil jovens no estádio, a artista se lembrou de situações difíceis da infância, quando era chamada de gorda pelos colegas de classe.
?Eu vivia me comparando aos outros, sofri bullying na escola. Eles me chamavam de baleia, me provocavam por querer atuar”, desabafou a atriz, que já havia falaod sobre as perseguições na adolescência anteiormente. “Já até me trancaram no armário e riam da minha cara. Eles me disseram que eu poderia ter sorte com minha carreira de atriz se eu me contentasse em interpretar personagens gordas. Nunca consegui esquecer isso. Eu me sentia verdadeiramente horrível com essa indelicadeza.”
Os “amigos” de Winslet, é claro, estavam errados. A atriz inglesa se tornou uma das maiores estrelas de Hollywood, com um Oscar (por “O leitor”), além de outras seis indicações.
Na palestra, a atriz acoselhou os jovens a terem pensamento positivo e não se deixarem abalar com as críticas destrutivas. Aos 41 anos, Kate também lembrou que chegou a duvidar de sua capacidade ao ouvir as intimidações:
?Eu sentia que não era boa o suficiente, parecia que não estava no caminho certo. E tudo porque eu não me encaixava na ideia de perfeição das outras pessoas (…) Você pode ser de qualquer lugar, e você pode fazer qualquer coisa. Acredite?.
Mãe de três filhos, Kate Winslet se mostra consciente dos transtornos que atingem principalmente os jovens que sofrem cyberbullying e se espelham em referências inalcançáveis. Por isso, aconselhou os ouvintes a não se deixarem levar pelo que veem nas redes sociais:
?Talvez para alguns de vocês, a personalidade criada na internet seja sua versão de perfeição, e talvez seja difícil se afastar disso?.
O evento ?WE Day? visa reunir os jovens para transformar postivivamente suas comunidades. Para assistir às palestras, estudantes e professores ganham um lugar através do programa de um ano de duração da instituição WE.