ROMA ? O Ministério da Saúde da Itália afirmou nesta quarta-feira que há muitas crianças entre os mortos e feridos pelo terremoto que atingiu a região central do país na última madrugada, sem especificar números precisos. Mais cedo, o primeiro-ministro, Matteo Renzi, confirmou pelo menos 120 mortes após os tremores de magnitude 6,2. Equipes de emergência lutam para encontrar as pessoas sob os escombros nas operações de busca que avançam noite adentro. italiaterremoto
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi localizado perto da cidade Nurcia, na região de Umbria, às 3h36m (horário local). Uma réplica de 5,5 graus atingiu a região uma hora depois do terremoto inicial. E, desde o primeiro tremor, já houve cerca de 200 réplicas no país.
Além de Umbria, o sismo causou danos nas áreas de Lazio e Marche, e foi sentido até na distante Nápoles, cidade portuária no Sul italiano. As cidades mais afetadas são Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto.
Os moradores de Roma, a cerca de 170 quilômetros de Nursia, foram acordados pelo abalo, com prédios tremendo por cerca de 20 segundos.
O Exército foi mobilizado para ajudar com equipamentos pesados especiais, e o Tesouro italiano liberou ?? 235 milhões de fundos emergenciais. No Vaticano, o Papa Francisco cancelou parte de sua audiência geral para rezar pelas vítimas.
Após mais de 15 horas seguidas de buscas nas cidades mais afetadas, equipes de emergência lutam para encontrar os desaparecidos. Luzes especiais foram instaladas em Amatrice para facilitar as buscas nos escombros durante a noite. italialuzes