EM CASCAVEL

Itaipu promove transição energética no Show Rural Coopavel com experiência imersiva

Foto: Jean Pavão/Itaipu Binacional
Foto: Jean Pavão/Itaipu Binacional

Cascavel - Quem passa pelos mais de 600 expositores da 37ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), e encontra um estande da Itaipu, pode se perguntar: o que uma hidrelétrica tem a ver com o agronegócio?

A resposta está em um tour pelo espaço, que esclarece o papel significativo da Binacional no setor, especialmente no que diz respeito à inovação e sustentabilidade. Além disso, a empresa incentiva a aplicação de energias limpas no campo, como a solar e o biogás.

Um Espaço Dedicado à Transição Energética

A transição energética é o grande destaque do estande da Itaipu neste ano. Com 400 m², o espaço interativo e inovador tem foco na descarbonização e no desenvolvimento sustentável. Segundo estimativas da empresa Canal, terceirizada da Itaipu, mais de 5 mil pessoas visitam o local diariamente.

Até sexta-feira (14), os visitantes terão acesso a experiências imersivas, jogos e interações com a equipe. A ideia é provocar reflexões sobre o impacto do agronegócio no planeta e apresentar as soluções que a Itaipu está implementando para construir um futuro mais sustentável.

Para a gerente de Relações Públicas da Itaipu, Cristiane Amorim, “o mais desafiador foi encontrar uma maneira de entregar um conteúdo acessível ao público, abordando os projetos do Itaipu Mais que Energia, especialmente os ligados à transição energética, de forma clara e aplicável ao dia a dia.”

Um Passeio Imersivo e Educativo

O tour imersivo começa na entrada do estande da Itaipu, do lado esquerdo. Lá, o visitante recebe um leque, símbolo do aumento da temperatura global. Um cartaz alerta: “O clima está mudando”, convidando todos a conhecer os projetos da Itaipu que estão transformando o meio ambiente.

Desafios Interativos

Em uma das paredes, um caça-palavras busca sensibilizar os visitantes sobre atitudes cotidianas que impactam a natureza. As palavras a serem encontradas são: desperdiçar, poluir, descartar, queimar e consumir.

Em outro ponto do estande, um telão exibe imagens de catástrofes naturais como secas, enchentes, chuvas e vendavais. O objetivo é reforçar a frequência crescente desses eventos climáticos.

Porém, nem todas as mensagens são alarmistas. Algumas são motivacionais, como: “Ainda dá tempo de transformar o amanhã” e “O futuro reflete nossas escolhas. Qual caminho você quer seguir?”.

Soluções Sustentáveis

A próxima parede exibe imagens de projetos da Itaipu focados em energia limpa, incluindo hidrelétricas, energia eólica, biomassa e solar.

Logo em seguida, painéis destacam os temas:

  • Impactos das Mudanças Climáticas Hoje;
  • Ações Sustentáveis para o Futuro;
  • O Passado de Equilíbrio e Abundância.

Para acessar essas informações, os visitantes utilizam monóculos instalados na parede, o que torna a experiência ainda mais interativa.

Jogos e Prêmios

Na etapa final do passeio, os visitantes podem interagir com jogos de memória em telas touchscreen. Um dos mais populares é o “Ache a Capivara”. Os participantes que completam os jogos ganham uma muda de planta como prêmio.

A visitante Katia Karoline Rafael esteve no estande pela segunda vez e percebeu que este ano a Itaipu enfatizou ainda mais a inovação. “Agora a mensagem está muito mais clara para o público. Se alguém ainda tem dúvidas sobre a necessidade de preservar a natureza, este é o momento de refletir.”

Outra visitante, Isabelly Lima Cunha, destacou a conexão entre preservação ambiental e agronegócio. “A Itaipu tem tudo a ver com esse equilíbrio. Precisamos manter a economia ativa sem precisar desmatar.” Entre as mudas distribuídas, ela escolheu um Ipê Branco.

Ao lado das mudas, um bebedouro chama a atenção dos visitantes. Considerada por muitos como “a água mais gelada da feira”, ela simboliza o encerramento do ciclo de conscientização sobre a transição energética e a conexão da Itaipu com a produção de energia limpa.

Fonte: Itaipu