Cotidiano

Itaipu bate mais um recorde

Foi o melhor período de primeiros sete meses e vai aumentando a diferença em relação à produção de 2013, quando estabeleceu a melhor marca anual da história da usina

Foz – Numa sequência de recordes sucessivos em 2016, a usina de Itaipu teve em julho o melhor mês do ano em geração de energia, o melhor período de primeiros sete meses e vai aumentando a diferença em relação à produção de 2013, quando estabeleceu a melhor marca anual da história da usina. De janeiro a julho foram produzidos 60.481.000 megawatts-hora. O aumento é de aproximadamente 3,30% em comparação ao ano histórico. Com desempenho de ponta – eficiência energética e capacidade plena de atendimento da demanda –, a meta anual dos 100 milhões de MWh torna-se cada vez mais real em 2016.

Em julho, a Itaipu produziu 8.843.766 MWh e teve a terceira melhor performance do mês em todo o período de operação da usina. É a primeira vez que a hidrelétrica consegue manter uma produção média anual acima dos 8 milhões de MWh em sete meses seguidos. O volume produzido até agora, neste ano, é superior até mesmo ao das dez maiores usinas instaladas no Brasil, que, juntas, somaram 59 milhões de MWh no período.

A produção de Itaipu nos primeiros sete meses do ano seria suficiente para atender ao consumo do Brasil inteiro por um mês e meio. Em 2016, Itaipu já havia estabelecido, entre outros recordes – melhores janeiro, fevereiro, trimestre, abril, quadrimestre, maio, cinco meses do ano e junho – sua maior produção semestral, rompendo, de forma inédita, a marca de 51 milhões de MWh nos primeiros seis meses do ano, com a geração de 51.637.234 MWh.