RIO – Segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira, a eleição para prefeito de Florianópolis deverá ser decidida no segundo turno contra o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB). Consolidado na liderança, com 36% das intenções de voto, ele deve aguardar a definição sobre quem será o seu adversário na disputa. A ex-prefeita Angela Amin (PP) apareceu na pesquisa com 24% e o urbanista Elson Pereira (PSOL), com 17%. Como a marguem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Em relação ao levantamento anterior, do dia 16 de setembro, o peemedebista teve ligeira melhora de desempenho, indo de 35% para 36% da preferência do eleitorado. Angela Amin, caiu três pontos, enquanto Elson Pereira subiu quatro.
No segundo pelotão, Murilo Flores (PSB) aparece com 6%, à frente de Angela Albino (PCdoB), que tem 5%. Gabriela Santetti (PSTU) aparece com o mesmo 1%, e Maurício Leal (PEN), que vinha empatado com ela, desta vez não pontuou.
Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se os votos brancos e nulos, Gean Loureiro chega aos 40%, Angela Amin, aos 27%, Elson Pereira, com 19%, Murilo Flores, com 7%, e Angela Albino, com 6%. Santetti e Leal, repetem os números.
Eleitores que declararam que irão votar branco ou nulo somam 6%. Não souberam ou não opinaram, 5%.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com a numeração SC-04716/2016.