Cotidiano

IAP de evento sobre destinação de dejetos de suínos e aves

A destinação correta de dejetos de suínos e aves e a possibilidade de transformação em energia foi o tema da Jornada Oeste de Meio Ambiente, realizada quinta-feira (30), em Toledo, no Oeste do Estado. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) participou do evento, que discutiu a gestão ambiental na cadeia produtiva de proteína animal, tecnologias para tratamento de dejetos, viabilidade econômica para produção de biogás, formas de aproveitamento e utilização de dejetos na agricultura. 

A chefe do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras e engenheira agrônoma do IAP, Rossana Baldanzi, falou sobre o licenciamento ambiental e normatização de novas tecnologias para tratamento de dejetos. "As tecnologias são analisadas no processo de licenciamento ambiental da propriedade, onde o estudo ambiental é avaliado pelo IAP, de acordo com as normas ambientais vigentes", disse ela. 

A palestra também abordou o licenciamento ambiental de suinocultura e avicultura, para esclarecer informações que estavam sendo solicitadas pelo setor produtivo. "O evento é uma oportunidade para esclarecer dúvidas”, disse Maria Glória Genari Pozzobon, chefe do Escritório Regional do IAP de Toledo. 

INFORMAR – O evento foi organizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com o objetivo de informar os produtores locais dos procedimentos e alternativas existentes para a destinação adequada dos dejetos animais, como forma de geração de energia sustentável e viável financeiramente. 

"O enfoque do evento são as alternativas e inovações para a cadeia produtiva, ou seja, transformar o que é visto como um problema em mais uma alternativa de utilização, evitando maiores gastos e até mesmo gerando renda dentro da sociedade", explica o sistematizador da Câmara Técnica do Meio Ambiente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rafael Campos. 

O evento contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, entre professores, técnicos, profissionais de órgãos ambientais, produtores rurais, representantes de cooperativas e associações de suinocultores da região Oeste.