O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou nesta semana, a 1ª oficina de psicologia para os servidores, o projeto está sendo realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) junto aos estagiários do curso de Psicologia da Univel.
Os encontros dos grupos acontecem duas vezes por semana, nas segundas-feiras de tarde e as quartas-feiras de manhã, a partir de agosto vai ser apenas um encontro a ser definido. A cada mês uma temática deve ser abordada nos encontros, o objetivo é entender e debater assuntos do dia a dia dos participantes.
Nesse primeiro encontro, o tema abordado foi sobre saúde mental no ambiente de trabalho. No total, nove participantes compareceram na roda de conversa.
Para a Psicóloga do SESMT, Mônica Stelmach, essa primeira oficina foi necessária por conta da alta procura de ajuda pelos servidores “Essa oficina tem o objetivo de entender a individualidade de cada pessoa, saber o que pensa, o que sente e com isso conseguimos entender melhor sobre a saúde mental de cada servidor. A cada ano descobrimos mais sobre a saúde mental e sabemos que ela é o pilar para se ter qualidade de vida, temos que abordar sobre esse tema em todo ambiente e no trabalho é fundamental”, explicou a psicóloga.
Para Rômulo Brito, servidor há 22 anos no HUOP, esse projeto dentro da instituição evidência o cuidado em promover ações que contribuam com a saúde mental de cada trabalhador “Fico muito feliz em ver o crescimento e estruturação do SESMT que tem atendido e ajudado muitas pessoas que atuam no HUOP e o foco da instituição em oferecer meios de tratamento e prevenção em saúde emocional. Esse empenho merece reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe do setor.
Essa oficina é mais uma ação que contribui pra humanização e promoção de bem estar e saúde emocional entre nós. A equipe de acadêmicos de psicologia da Univel está de parabéns por somar com esse projeto ”, ressaltou Rômulo.
Esse projeto busca entender e valorizar cada servidor da instituição, os estudos são usados para fim de pesquisas e entendimento do setor de psicologia.
Crédito: Assessoria de Comunicação Social/Foto: Guilherme Silveira