Cotidiano

Hillary e Trump usam Pokémon Go para atrair eleitores

WASHINGTON ? As equipes de campanha de Hillary Clinton e Donald Trump não hesitaram em aproveitar o sucesso do jogo Pokémon Go para tentar seduzir futuros eleitores, em especial os mais jovens. Inspirado no título inventado pela Nintendo há 20 anos, o jogo de realidade aumentada permite aos usuários caçar criaturas virtuais no mundo real e fazê-las combater entre elas.

?Estes dois jogadores de Pokémon acabam de se registrar para votar?, tuitou Joe Makielski, um dos responsáveis do Partido Democrata no Colorado (oeste), junto a uma foto de dois garotos que poderão escolher o próximo presidente dos Estados Unidos no dia 8 de novembro.

Na semana passada, Hillary declarou em um discurso diante de seu eleitorado democrata que queria aproveitar esse fenômeno mundial para chegar a possíveis eleitores:

? Não sei quem criou o Pokémon Go, mas estou tentando ver como usá-lo nos centros de votação.

Até o momento, membros de sua campanha se lançaram às ruas do país em busca de jogadores para captar sua atenção durante alguns minutos e conseguir que se registrem nas listas eleitorais. Em um ato em Ohio, a equipe de Hillary também convidou os eleitores a passarem por um módulo onde podiam conseguir Pokémons grátis, enquanto ?aprendiam mais sobre a secretária (de Estado) Hillary Clinton?.

Trump não ficou atrás. Seu arranha-céu nova-iorquino Trump Tower se tornou uma parada muito popular entre os usuários deste jogo. Na semana passada, sua campanha republicana postou um vídeo, parodiando Hillary como um Pokémon.