Cotidiano

Hacker se diz culpado por vazar fotos íntimas de celebridades

2015_858617383-2015101627253.jpg_20151016.jpg

RIO- O americano Edward Majerczyk se declarou culpado pelo roubo e divulgação de imagens íntimas de pessoas famosas como a atriz Jennifer Lawrence e a cantora Rihanna. Ele explicou como promoveu uma campanha de phishing para se apoderar dos arquivos das estrelas do showbiz. O caso, que veio à tona em 2014, ficou conhecido como “celebgate”. nudes

Mais de 100 celebridades foram vítimas do hacker. Segundo a polícia, Majerczyk criou e-mails falsos semelhantes a avisos de segurança de provedores de internet. Assim, quando as pessoas clicavam no conteúdo, eram conduzidas a sites que ele havia criado.

Acredita-se que o criminoso se valeu desse método para roubar os logins e as senhas de mais de 300 usuários do iCloud, da Apple, e do Gmail, do Google, entre novembro de 2013 e agosto de 2014. Estima-se que cerca de 30 vítimas que caíram no golpe são estrelas do entretenimento, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA.

“O réu não invadiu somente contas de e-mail, invadiu a vida privada das vítimas causando constragimento e um dano permanente”, afirmou Deirdre Fike, diretor assistente do escritório do FBI em Los Angeles.

Em março deste ano, outro homem se declarou culpado de vazar fotos íntimas das celebridades. Ryan Collins, de 36 anos, afirmou ter roubado a senha de cerca de 100 famosos. Apesar da semelhança do método e dos alvos, o FBI descarta a possibilidade de que trabalhassem juntos. Collins ainda não foi condenado.