Cotidiano

Granizo e vento surpreendem na capital

Segundo o Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná, a instabilidade climática é comum para a primavera

Curitiba – O fenômeno não é raro, mas o que chamou a atenção ontem na precipitação de granizo em Curitiba foi a quantidade de gelo que atingiu regiões da capital em tão pouco tempo. O gelo cobriu quintais, ruas e provocou transtornos ao trânsito. A chuva foi acompanhada de rajadas de vento que provocaram a queda de árvores em alguns pontos da cidade.

A precipitação ocorreu no início da tarde. Segundo o Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná, a instabilidade climática é comum para a primavera. Neste ano em particular, a previsão é de que as oscilações climáticas ocorram de forma rápida, bem como a alternância de temperatura. Há previsão de frio para os próximos dias.

A quantidade de gelo acumulada em bairros como o Rebouças surpreendeu até os técnicos do Simepar. Havia a previsão de chuva e vento, mas não da precipitação de granizo. Em alguns lugares a quantidade de gelo deixou brancos jardins e exigiu cuidado redobrado dos motoristas. O gelo se forma em nuvens verticais com extensão de até nove quilômetros. No topo dessas formações, as temperaturas podem chegar aos 50 graus abaixo de zero.