RIO – A companhia aérea Gol acaba de inaugurar o serviço de internet a bordo. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente da empresa, Paulo Kakinoff, durante voo de São Paulo a Brasília. O objetivo é que toda frota da aérea esteja equipada com equipamento wi-fi até outubro de 2018.
O avião da Gol decolou do aeroporto de Congonhas (SP) por volta das 10h45. O sinal de wi fi apareceu em computadores e celulares de passageiros logo depois. No entanto, não foram poucas as dificuldades de conexão num primeiro momento.
A repórter do Globo tentou entrar na internet por quase 20 minutos, mas o serviço da Gogo, empresa americana que é parceira da Gol na iniciativa, estava instável, ficando indisponível em alguns momentos.
Por volta das 11h, Kakinoff fez o anúncio oficial, comunicando os passageiros da novidade. O serviço foi estabilizado, embora tenha se mantido um pouco lento. O executivo percorreu o avião dando instruções e tirou selfies com passageiros.
Segundo a Gol, o serviço será gratuito por seis meses. Inicialmente, será possível acessar redes sociais, e-mails, sites diversos e whatsapp. A partir de 20 de outubro, a plataforma será expandida, com inclusão de entretenimento e programação de streaming, com filmes e desenhos.
A Gol anunciou há cerca de um ano que disponibilizaria o serviço de wi-fi a bordo. Foi a primeira aérea brasileira a tomar a iniciativa. Mas acabou sendo atropelada pela concorrente Avianca. Há duas semanas, a Avianca anunciou que estava iniciando testes em voos comerciais.
Na ocasião, a aérea disse que o serviço estaria disponível em apenas um avião que faz o trajeto entre as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A previsão da companhia é de que até o final de 2017, pelo menos 80% da frota de 41 aeronaves ofereça conexão wi-fi.