Está previsto para ser entregue em agosto o novo espaço da Fundação Gol de Letra, que aumentará o número de atendimentos de 702 por mês para 1.410 no Caju. O prédio Ásia, que faz parte do legado olímpico de quatro mil metros quadrados fruto da parceria entre a entidade e a Nissan, receberá cursos profissionalizantes voltados ao mercado de trabalho e de preparação para os ensinos superior e médio também para adultos.
Criada pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, a fundação tem enfoque na educação de crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis para a melhora da perspectiva de vida. A ampliação das atividades só foi possível graças ao apoio da montadora, que é patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio e resolveu investir em projetos que trouxessem melhorias duradouras à população além do megaevento.
A importância da entidade para a comunidade pode ser representada pela biblioteca do espaço. Inaugurada em 2014, ela é a única comunitária na região do Caju e já fez mais de nove mil atendimentos com seu acervo de 3.500 livros. Por isso, a possibilidade de aumentar o número de beneficiados pela fundação é festejada por Beatriz Pantaleão, diretora executiva da Gol de Letra:
? Levou dez anos para que conseguíssemos oferecer um espaço apropriado para a prática desportiva. Contar com um local de qualidade tem um reflexo imediato no desempenho dos jovens. Desde a entrega do ginásio, há um ano, percebemos isso. Agora ter a oportunidade de ampliar os atendimentos também para adultos que não tiveram a chance de terminar os ensinos fundamental e médio é motivo de grande alegria para nós.
Segundo a diretora executiva, o carro-chefe da fundação é o projeto Dois Toques, que propicia o complemento escolar. O esporte é inserido como ferramenta pedagógica.
? Dessa forma o jovem aprende a ganhar, a perder, a ter noção de limites, a respeitar regras. Através da prática esportiva, eles aprendem conceitos e valores que vão levar para sempre ? complementa Beatriz.
Outros programas desenvolvidos são o Jogo Aberto, voltado para jovens de 6 a 14 anos, que podem escolher até duas modalidades esportivas, e o Gol de Trabalho, para jovens e adultos a partir de 16 anos, com aulas técnicas e administrativas e que, até o próximo ano, dará lugar a cinco cursos profissionalizantes certificados pela Firjan.