Toledo Polícia e técnicos investigam a origem de incêndio que atingiu áreas da Prefeitura de Toledo que serão utilizadas para a ampliação do aterro sanitário. O sinistro foi no domingo e cerca de 50 hectares foram consumidos pelo fogo. O foco começou por volta das 13h e se espalhou rápido com a ajuda do vento. Pessoas foram vistas no local antes da ocorrência, por isso há suspeita de que o incêndio tenha sido proposital.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria do Meio Ambiente e responsável técnico pelo Aterro Sanitário, Flávio Scherer, a vegetação rasteira e seca, devido às geadas dos últimos dias, também fez com que o incêndio se alastrasse. Fomos comunicados pelo Instituto Ambiental do Paraná sobre o ocorrido. Temos a suspeita de que o ato foi causado propositalmente, pois havia a presença de pescadores e um acampamento às margens do rio São Francisco. Fomos auxiliados pelo Corpo de Bombeiros, mas não havia muito o que fazer.
Segundo Flávio, o fogo chegou próximo às células de exposição dos resíduos, onde contém gás metano. Por muito pouco o fogo não atingiu o local. Isso faria com que o incêndio durasse por meses e causasse enormes prejuízos ambientais. A pasta já tomou as medidas necessárias. A entrada de pessoas não autorizadas no local já é proibida para evitar que situações como essa. Mesmo público, iremos isolar a área.