Cotidiano

Fiscalização do Crea-PR busca mais segurança aos torcedores nos estádios

Além dos trabalhos de rotina e ações preventivas integradas, órgão auxilia o Ministério Público em laudos de vistoria

Fiscalização do Crea-PR busca mais segurança aos torcedores nos estádios

Não há como pensar no Brasil sem considerar a paixão que existe no país pelo futebol. São inúmeras torcida que, quando estão próximas do time do coração em um jogo, compartilham do mesmo desejo: a vitória. A propósito do Dia Nacional do Futebol, um esporte que coloca o Brasil em evidência no mundo, vale lembrar que além do respeito mútuo que se espera entre milhares de torcedores é preciso dar condições para que estejam seguros nos estádios.

O Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) tem uma contribuição nesse sentido, por meio de fiscalização de rotinas que são realizadas nos diferentes locais onde os jogadores entram em campo. A regional de Cascavel avalia a possibilidade de realizar uma ação no Estádio Olímpico no próximo mês.

O analista de fiscalização do Crea-PR, Felipe Fontoura de Moraes, explica como ocorre esse trabalho e itens que são fiscalizados nos estádios. “Verificamos a habilitação dos profissionais e empresas que realizaram os contratos de engenharia naquele período, como a manutenção de geradores, elevadores, climatização, eventuais obras e reformas, manutenção nos sistemas elétricos, hidráulicos e estruturais, entre outros”.

O Crea-PR também pode atuar em parceria com outras instituições e evitar situações de risco ao público que frequenta os estádios. “Podem ser promovidas as Fiscalizações Preventivas Integradas – FPIs, vistoriando o estádio em conjunto com outros órgãos para que providências sejam tomadas pelo empreendimento caso se constate alguma situação que ponha em risco a segurança dos torcedores”, afirma Moraes.

O gerente da regional de Cascavel do Crea-PR, engenheiro civil Geraldo Canci, ressalta que a fiscalização preventiva é crucial para garantir a segurança nos estádios. “Ao realizar inspeções e controles regulares, é possível identificar e corrigir potenciais problemas antes que se tornem ameaças reais. Isso previne acidentes, tumultos e atos de violência, assegurando um ambiente seguro e tranquilo para que os torcedores desfrutarem do espetáculo esportivo”.

Convênio MPPR

Um convênio entre o Crea-PR e o Ministério Público do Paraná referente a laudos de vistoria de engenharia, acessibilidade e conforto, que devem ser realizados nos estádios, foi retomado neste ano. Profissionais habilitados são responsáveis por esse trabalho, conforme o Decreto Federal nº 6.795/2009 e a Portaria nº 290/2015 do Ministério do Esporte.
“O Ministério Público exige dos estádios a elaboração dos laudos de vistoria, e os repassa ao Crea-PR para verificar a habilitação dos profissionais envolvidos. Esse convênio existiu em anos anteriores e foi retomando em 2023, e desde então já temos sete desses laudos sendo verificados”, esclarece o analista de fiscalização do Crea-PR.

Dia Nacional do Futebol

Neste 19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol. A data foi instituída em 1976, pela CBF (Confederação Brasileira do Futebol). A escolha dessa data é em decorrência da fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, criado no ano de 1900.
O futebol teve origem na Inglaterra em 1863 e só foi reconhecido e oficializado como esporte no Brasil, em 1894, por Charles Miller.

Crédito: Assessoria/Foto: FC Cascavel