SÃO PAULO – Escolhido pela produtora Mariza Leão para dirigir a adaptação cinematográfica do livro ?Tudo ou Nada ? Eike Batista e a verdadeira história do Grupo X?, da jornalista Malu Gaspar, João Jardim disse que, com os últimos acontecimentos na vida do empresário, o filme vai ganhar novos contornos:
? Ele foi de Nova York para Bangu, ou seja, virou mais uma peça na Operação Lava-Jato ? disse Jardim. ? Só a vida real mesmo para nos dar esse tipo de material que ás vezes não damos conta de explicar completamente na ficção.
O diretor, que atualmente trabalha em uma série sobre amizade para o canal de TV paga GNT e também em um projeto para a Rede Globo, disse que sua intenção não é ficar restrito à história de Batista.
? São novos elementos, que vamos incorporar ao filme ? disse ele. ? Agora, não é exatamente só sobre o Eike, mas é também um retrato do Brasil. De como o poder público sempre quer se locupletar. Parece que a gente ainda está com a Família Real no poder, sempre mexendo os pauzinhos para ganhar mais dinheiro.
Jardim, que ainda está na fase inicial de escrita do argumento, anterior à composição do roteiro, vai além quando avalia o potencial da história do empresário.
? O Eike é um personagem muito ambíguo, por isso não dá para dizer que é um filme apenas para falar mal ? completou ele.