No próximo dia 14, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apresenta os dados da 21ª Sondagem Industrial. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), a publicação, resultado de uma pesquisa extensa realizada com indústrias paranaenses, tem como objetivo compreender o estado de ânimo dos empresários para conduzir os negócios em 2017.
O levantamento capta ainda ajustes que estão sendo realizados pelas organizações para superar os desafios de um ambiente cada vez mais competitivo. Entre as percepções registradas pela sondagem está a confirmação de que a carga tributária continua como o maior entrave para o desenvolvimento do setor produtivo, seguido agora pela burocracia. O estudo registrou também que as indústrias já se preparam para enfrentar 2017 investindo em novos produtos e aumento de produtividade.
Para a sondagem, a Fiep ouviu 400 empresas de grande e médio porte e 290 micro e pequenas em todo o Estado. O questionário contempla seis áreas de interesse: assuntos internacionais; produtividade; competitividade; estratégias de maior importância de vendas e de compra; qualidade; infraestrutura e meio ambiente.
O lançamento acontece na próxima quarta-feira (14), a partir das 14h30, no Campus da Indústria: avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba.
A apresentação da sondagem industrial será transmitida também, ao vivo via transmissão online, para as Casas da Indústria no interior do Estado, nas cidades de Guarapuava, Apucarana, Maringá, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. Nesses locais, haverá porta-vozes da Fiep para atender aos jornalistas.