Cotidiano

Famílias do Gramado vão ser transferidas para Jardim Veneza

O secretário especial para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, também participou das discussões e saiu da audiência com um acordo

Cascavel – “Queremos moradia!” Os gritos em tom de súplica ecoaram na manhã de ontem nos corredores do Fórum de Cascavel, ocasião em que centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao local pedindo o fim de um impasse que se arrasta há 17 anos na região do Jardim Gramado, às margens da BR-467.

A audiência realizada na 2ª Vara Cível contou com representantes das famílias, da loteadora, Polícia Militar, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Cascavel. A imprensa não pôde acompanhar o encontro.

O secretário especial para Assuntos Fundiários do Paraná, Hamilton Serighelli, também participou das discussões e saiu da audiência com um acordo. “A prefeitura apresentou como alternativa para o fim deste impasse a transferência das famílias para um loteamento no Jardim Veneza, localizado na região sul da cidade”, disse.

Segundo ele, nos próximos 30 dias o governo municipal começará a preparar o local para que as famílias sejam transferidas, colocando assim um ponto final em um problema que beirava duas décadas sem solução. A aprovação da área para transferência das famílias precisa antes passar pelo Concidade e Legislativo.

Poucos dias depois da ocupação feita por famílias sem-teto em 1991, a Justiça concedeu liminar de reintegração de posse à proprietária da área, a Loteadora Transcontinental. Desde então, ambos os lados travam uma queda de braço na Justiça. Na manhã de ontem, o juiz Phellipe Muller convocou os interessados para uma última tentativa de acordo, antes de determinar a reintegração de posse definitiva da área em um prazo de 45 dias. Adultos e crianças esperaram no lado de fora do Fórum, com gritos de ordem e empunhando cartazes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.

 “Esperamos que até o dia 15 de dezembro este problema já esteja solucionado”, afirmou o secretário Hamilton Serighelli.