Cotidiano

Facebook aposta em transmissão ao vivo para ampliar parceria com veículos

RIO ? Parte considerável da audiência dos grandes sites de notícias vêm, hoje, de redes sociais como o Facebook, líder de usuários nesse setor. Por outro lado, o conteúdo gerado pelos veículos de comunicação alimenta os sites de relacionamento, gerando assunto e engajamento, numa relação quase simbiótica. Para ampliar essa parceria, a plataforma do americano Mark Zuckerberg agora aposta em diferentes ações, como os chamados instant articles, e, mais recentemente, vídeos de 360 graus e transmissões ao vivo.

– Estamos num momento de evolução, indo para a área do conteúdo imersivo ? afirmou Luis Olivalves, diretor de parcerias de Mídia do Facebook para América Latina, na manhã desta quinta-feira, durante o evento ?Evolução das mídias na era digital?, promovido pelo GLOBO para celebrar os 20 anos do site do jornal. ? Nós oferecemos dois produtos novos nessa área: o Facebook Live (para transmissões ao vivo) e o Facebook 360 (de vídeos em 360 graus).

De acordo com o executivo, os números alcançados pela plataforma sinalizam o potencial dessas duas ferramentas. Hoje, os 1,7 bilhão de usuários do Facebook consomem cerca de 100 milhões de horas de conteúdo em vídeo por dia, boa parte desse montante é produzido por veículos noticiosos. Já as transmissões ao vivo começam a se consolidar, mostrando maior engajamento por parte dos usuários. As análises da empresa dão conta de que o número de comentários nos vídeos ao vivo é dez vezes maior que nos vídeos gravados.

– Não tem mistério, é aproveitar a escala do Facebook para apresentar um conteúdo em tempo real, ao vivo, além dos canais tradicionais ? disse Olivalves. ? E o investimento por parte do usuário e do veículo de notícias é baixo, é como ter um estúdio de televisão no bolso.

Os vídeos em 360 graus ainda precisam superar a barreira do acesso aos dispositivos. O consumo pode ser feito diretamente pelo celular, mas a produção precisa de equipamentos específicos, que ainda não se popularizaram. Apesar disso, experiências já mostram o poder da ferramenta. Um vídeo da abertura do seriado ?Game of Thrones? alcançou 5,5 milhões de visualizações em 24 horas.

– Não por acaso, o vídeo em 360 graus mais visto neste ano é de uma agência de notícias, da emissora ABC News, mostrando como é uma nevasca no meio da Times Square, em Nova York ? contou o executivo. ? A tecnologia permite que qualquer pessoa tenha a chance de experimentar o que está se passando.

E para incentivar a distribuição de conteúdo dentro da plataforma, o Facebook oferece modelo de monetização em que toda a renda publicitária gerada organicamente (sem anúncios) vai para o criador. Outra estratégia oferecida é a de conteúdo patrocinado, que permite a parceria entre produtores e marcas.

ALGORITMO EQUILIBRADO

Estudo encomendado pelo Facebook ao instituto Pew Research mostra que, nos EUA, 41% da população adulta se informa por redes sociais, mas a taxa chega a 88% entre a geração millennial. Contudo, o algoritmo que seleciona as publicações apresentadas aos usuários foi alterado recentemente para privilegiar conteúdos de amigos e familiares, em detrimento das páginas de veículos de comunicação. Segundo Olivalves, trata-se apenas de um balanço para reequilibrar a linha do tempo oferecida aos usuários. Normalmente, amigos e familiares publicam muito menos que os veículos de mídia, e o ajuste visa não inundar as páginas das pessoas com notícias.

– Nós nos preocupamos demais com os criadores de conteúdo, eles fazem parte da experiência do usuário, mas reagimos conforme o pedido das pessoas ? explicou Olivalves. ? A gente busca o equilíbrio para que a plataforma continue crescendo