Cotidiano

Exposição em Paris reúne os carros mais famosos da história do cinema

INFOCHPDPICT000061993127PARIS ? Assim de perto, Christine, o carro assassino, nem dá medo. Seu encosto maligno parece ter, enfim, sossegado ? talvez por mérito dos caça-fantasmas, donos da ambulância Cadillac parada na vaga vizinha. Mais adiante, há duas máquinas do tempo estacionadas: o DeLorean de ?De volta para o futuro? e o táxi Peugeot Landaulet que transportava seus passageiros à década de 20 em ?Meia-noite em Paris?.

Estamos em Paris, mas é 2016. Como de praxe, o pavilhão 8 do gigantesco salão do automóvel realizado em Porte de Versailles abriga uma exposição que apresenta veículos como elementos culturais. Este ano, o foco está nos carros que fizeram história no cinema.

A mostra ?Moteur ! L’automobile fait son cinéma? reúne 45 automóveis. Além dos carros em si, há projeções de trechos de filmes como ?C’était un rendez-vous? (1976), curta-metragem de Claude Lelouch cultuado por amantes da velocidade.

A exposição, que estreou no dia 1º e ficará em cartaz até o próximo domingo, é uma rara chance de ver de perto ?atores? tão famosos em carne e osso ? ou melhor, metal e borracha. Veja aqui algumas dessas estrelas.

Christine

Um Plymouth Fury 1957 é restaurado por um adolescente tímido. Ele rebatiza o carrão de Christine e, ao assumir o volante, muda de personalidade. Após ser vandalizada, Christine se reconstrói sozinha e vai atrás de seus algozes. Ciumenta, a máquina também persegue a namorada de seu dono. Chamado no Brasil de ?Christine ? o carro assassino?, o filme baseado no livro homônimo de Stephen King estreou em 1983.

Ecto 1

Com carroceria Miller-Meteor, a ambulância Cadillac 1959 ganhou equipamentos com raios de prótons para ser usada pelos protagonistas de ?Os caça-fantasmas? (1984). Como a maioria dos automóveis expostos, o Ecto 1 pertence a um associado da Star Cars Passion associação francesa de colecionadores de carros de cinema.

Herbie

O filme ?Se meu Fusca falasse?, dos estúdios de Walt Disney, fez enorme sucesso em 1969 e deu origem a cinco sequências no cinema, entre 1974 e 2005. O herói é um Volkswagen 1200 cheio de personalidade que ajuda seus donos a vencer corridas, derrubar inimigos e resolver casos amorosos.

DeLorean DMC-12

A trilogia ?De volta para o futuro? (1985-1990), não seria a mesma sem a máquina do tempo feita sobre um DeLorean DMC-12. No segundo filme da série, o carro do Dr. Emmett Brown vai ao distante ano de 2015 e ganha o Mr. Fusion, um reator de fusão nuclear que transforma lixo em energia capaz de gerar os 1,21 gigawatts que fazem o DeLorean viajar ao futuro e ao passado.

General Lee

No EUA, a série de TV se chamava ?The Dukes of Hazzard? (1979-1984). No Brasil, recebeu o nome de ?Os gatões?. Para as crianças vidradas em automóveis, a estrela maior era um Dodge Charger R/T 1969 pintado de cor-de-abóbora e com a bandeira confederada no teto. Vivia a dar saltos e tinha uma buzina que tocava acordes de ?Dixie?, o hino dos sulistas na guerra de Secessão.

Mustang GT 390

?Bullitt? (1968) foi um precursor na arte das grandes perseguições automobilísticas. A lenha do Ford Mustang GT 390 verde do tenente Frank Bullitt (Steve McQueen) contra um Dodge Charger R/T pelas ladeiras de São Francisco foi a primeira filmada em velocidade real ? a correria chegou aos 180km/h. Na maior parte do tempo, o próprio McQueen guiou o Mustang.

O táxi Peugeot

Na fantasia romântica ?Meia-noite em Paris? (2011), Woody Allen imaginou um táxi capaz de transportar o protagonista em viagens no tempo entre o presente e a Paris dos anos 1920. O carro escolhido pela produção foi um imponente Peugeot Type 184, ano 1928, com carroceria tipo landaulet construída pela Henri-Labourdette. Ver de perto esse exemplar único, que pertence ao museu da Peugeot, emociona.

Alfa romeo 1600 Duetto

Em ?A primeira noite de um homem? (1967), o jovem Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) é seduzido por Mrs. Robinson (Anne Bancroft), uma dona casada e bem mais velha do que ele. Ao som de Simon & Garfunkel, o Alfa Duetto é personagem importante do filme.

Peugeot Limovian

Para ambientar o filme ?A espuma dos dias? (2013) em um mundo onírico, os produtores encomendaram uma frota de carros esquisitíssimos ao departamento de design da Peugeot. O protagonista, vivido por Romain Duris, andava em um carro transparente batizado de LimoVian (uma mistura de ?limousine? com ?Boris Vian?, o autor do romance que deu origem à fita). Tem base de Cadillac dos anos 70 e elementos de estilo do Peugeot 404.

K.I.T.T.

Quem se lembra do seriado ?A supermáquina? (1982-1986) que passava à tarde na TVS, canal 11? Na trama, o milionário Wilton Knight cria um Pontiac Firebird dotado de inteligência artificial. O computador K.I.T.T. (sigla de Knight Industries Two Thousand) faz do carro um precursor dos autônomos: além de andar sozinho, o Pontiac pensa, fala e resiste a tiros.