Cascavel – Será aberta hoje (7), a partir das 14h, mais uma edição da ExpoConstruindo, uma feira que aproxima o público das principais novidades do setor abrindo oportunidades para quem está construindo ou reformando e deseja acompanhar de perto as novidades da construção civil.
O evento ocorre até o próximo sábado, dia 10 de julho, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, com cerca de 150 expositores de diversas categorias de produtos e serviços que se relacionam com a arquitetura, design de interiores e engenharia.
A expectativa para a edição 2022 da feira é grande, principalmente após o período de restrições da pandemia e também pelo aquecimento registrado no setor da construção civil. A estimativa é de cerca de R$ 25 milhões em negócios e um público de aproximadamente 25 mil visitantes nos quatro dias de evento. As portas da feira estarão abertas até às 22h, de quinta até domingo (10), a partir das 10h, com entrada gratuita.
O idealizador da ExpoConstruindo, Edinho Milanezi, reforçou que a equipe organizadora trabalhou intensamente, com diversas frentes de organização, para que a feira seja um sucesso. “O nosso time está todo focado em proporcionar um evento incrível e de resultados. A expectativa é realmente muito grande”, comentou. A primeira edição ocorreu em 2015.
A ExpoConstruindo também está marcada em Toledo de 1 e 4 de setembro, e em Foz do Iguaçu nos dias 6 e 7 de outubro. “Nossa origem é Cascavel, mas o formato deu tão certo que somos requisitados nestes outros dois polos regionais. Também já temos perspectivas para outros centros urbanos. Em cada local, pretendemos levar a essência da ExpoConstruindo, que é conectar quem tem sonhos com parceiros que possam realizá-los”, salientou.
“Quem vier para a feira, vai aproveitar condições únicas e poderá realizar o sonho da reforma ou da construção de um jeito ainda mais especial. Esse é o nosso objetivo, conectar as pessoas e gerar oportunidades”, comentou Edinho. Para antecipar o credenciamento para a edição de Cascavel da ExpoConstruindo, dá para fazer antes pelo endereço eletrônico: https://schenautomacao.com.br/expoconstruindo/
Setor aquecido
De acordo com o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) Paraná Oeste, Ricardo Lora, no início da pandemia, em 2020, a instabilidade econômica fez muitos investidores mudarem a forma de aplicação do dinheiro. “Aproveitando a taxa Selic baixa, os recursos foram direcionados para imóveis, que é um investimento com histórico de rentabilidade excelente, com retorno acima do que se consegue com outro tipo de aplicação”, explicou.
A prova do aquecimento da construção civil é que, em Cascavel, mais de 80 edifícios residenciais, com mais de 10 pavimentos, estão sendo levantados. “Considerando que são empreendimentos de longo prazo, então foram alavancados no início da pandemia. Alguns começaram a ser construídos há dois anos, sem contar as que têm menos de 10 pavimentos”, acrescentou Lora.
A tendência, de acordo com o presidente, é de crescimento, visto que mesmo com a taxa de juro mais alta, a Caixa Econômica Federal, que é a maior financiadora para empreendimentos residenciais, vem batendo recordes em número de contratos fechados, e o Sinduscon tem investido na valorização dos profissionais da construção, com reajustes e treinamento para qualificar mão de obra.
Foto: Acervo ExpoConstruindo