RIO – ?Dez entre dez brasileiros elegem feijão! Puro, com pão, com arroz, com farinha ou macarrão?. O alimento, que foi tema desta música composta por Gonzaguinha, um hit com As Frenéticas, e está na ?Feijoada completa?, de Chico Buarque, voltará a ser objeto de homenagem. Desta vez, por vontade do artista plástico Carlos Vergara e da chef Natacha Fink, do restaurante Espírito Santa, que fica em Santa Teresa. Vergara e Natacha formam uma das três duplas que vão participar do Mercado B, um evento promovido por O GLOBO, que vai levar comida, diversão e arte à Barra da Tijuca, de 17 a 19 de junho.
No encontro com Natacha, que é sua amiga de longa data, Vergara apresentará seu curta ?Fome?, lançado nos anos 70. No filme, o artista formou a palavra ?fome? com grãos de feijão em algo que parece um algodão. E filmou todo o processo de crescimento dos grãos. À medida que eles crescem, a palavra é desconfigurada. Vergara também levará ao evento pinturas da série Mangue/Barra, assim como seus bancos ?Feijão?, feitos em fibra, com os quais ele e Natacha posam na foto ao lado.
? Arte e comida são peças de conversação. As duas criam um estímulo para o encontro entre as pessoas. A Barra, que tem poucas esquinas e calçadas, é carente de eventos como este, que proporcionam o encontro ? diz Vergara. ? O manguezal da Lagoa de Marapendi já me inspirou a criar uma série sobre uma região do bairro que é escondida e visitada por poucos. Alugo barcos e faço passeios para ficar em silêncio. ? conta o artista.
Não foi à toa que Natacha foi escolhida para ser a parceira de Vergara no encontro do Mercado B. Ela diz que sempre foi fã do trabalho do artista, mesmo antes deles se conhecerem e virarem amigos. Já cozinharam juntos muitas vezes, tanto no restaurante dela quanto no ateliê dele, que também fica em Santa Teresa.
? Ele me escolheu. Estávamos conversando debaixo de uma enorme peça em forma de feijão, assinada por ele, que tenho no restaurante. As ideias foram surgindo e garimpei produtores de feijões orgânicos. Vou fazer um caldo de feijão vermelho, que vem da Quitanda Natural, uma cooperativa de de Silva Jardim. Além disso, vou preparar uma feijoada vegetariana, com feijão manteiguinha de Santarém, no Pará ? diz Natacha Fink.
PROGRAMAÇÃO VARIADA
Morador da Barra desde 2011, João Vergara (filho de Carlos) será o curador de artes do evento. Na programação, ainda estão previstos mais dois encontros entre chefs e artistas plásticos: Vik Muniz com Claude Troisgros; Katia Barbosa, do Aconchego Carioca, com Afonso Tostes e Aderbal Ashogun.
O objetivo do Mercado B é levar à Barra da Tijuca o jeito alternativo das feiras de arte combinado à descontração dos mercados de comida. Com entrada gratuita, o evento terá restaurantes, bikes e food trucks, entre eles o Cozinha Artagão, do chef Pedro de Artagão, e o Monsier B & Brasserie Rosário, do chef francês Frederic Monnier. Haverá atrações musicais, exposição de fotos, painel de grafismo, galerias de arte e estandes do Carioquíssima Gourmet.
APRESENTAÇÕES MUSICAIS E ESPAÇO INFANTIL
Oobjetivo do Mercado B é levar à Barra da Tijuca o ar alternativo das feiras de arte, mas combinado com a descontrção dos mercados de comida. Em um espaço de nove mil metros quadrados onde já funcionou uma supermercado, será possível encontrar de tudo um pouco. Estarão presentes restaurantes conceituados em suas áreas – como o Barsa (do Cadeg), o Naga e o Tia Penha – e os food trucks mais badalados (Cogu, Hare Burger, Cozinha Artagão, Monsier B & Brasserie Rosário, TapiTapioca, Pizza Altaglio, Steak ME, Croqui Brauni e Delfina).
O evento, que tem entrada gratuita, ainda terá atrações musicais, exposição de fotos, painel de grafismo, galerias de arte e estandes do Carioquíssima Gourmet, uma feira que reúne expositores de decoração e novos produtores de doces, compotas, drinques, chás, comidas típicas e sanduíches. Será uma chance para conversar, ficar sentando bebericando e petiscando.
As crianças não foram esquecidas. Haverá uma área preparada só para elas, onde vão acontecer dinâmicas e atividades que unam, de maneira divertida e lúdica, comida e arte. Batata, grãos, pães envelhecidos, café reutilizado, entre outros alimentos, servirão de material para pura diversão durante as oficinas ministradas no evento. Obras de arte e instalações des Roberto Burle Marx e Rubens Gerchman estarão expostas.
Na área de convivência, acontecerão diversas oficinas. Uma delas, promovida pelo Senac, ensinará a cultivar hortas em vasos. Todas as inscrições poderão ser feitas no local, de acordo com a lotação.
O coletivo Opavivará, apresentará uma nova montagem da obra ?Fonte de Refrescos”, inédita no Brasil, e que foi apresentada na importante feira de arte internacional ArtBAsel, na Suíça.
No palco do Mercado B, se apresentarão músicos variados, com uma programação oferecida pelo Sesc. Na sexta, às 20h, o show será Pedro Luís. No ´sábado, no mesmo horário, será a vez de Donatinho e Julia Bosco se apresentarem. No domingo, às 19h15m, Jesuton comanda a noite. Realizado pelo GLOBO, o evento tem patrocínio da Fecomércio e apoio de Deli Delícia, Unimed e Chevrolet.
Realizado pelo GLOBO, o Mercado B tem patrocínio da Fecomércio e apoio de Deli Delícia, Unimed e Chevrolet. A programação completa do evento está no site: www.mercadob.com.br.
Mercado B: dias 17, 18 e 19 de junho. Sexta, das 16h às 22h. Sábado e domingo, das 12h às 22h. Av. das Américas 3.650 – Barra. Entrada gratuita. Programação no site: mercadob.com.br.