Os 29 anos de fundação do Núcleo Regional dos Ostomizados
do Oeste do Paraná Renascer foi comemorado ontem com festa, repleta de surpresas e homenagens.
O gastroenterologista Univaldo Etsuo Sagae foi um dos fundares da sede localizada no Bairro Santo Onofre, em Cascavel, atrás do HU, e destacou a importância do local para o dia a dia dos pacientes.
“Eles passaram por cirurgia que é um processo complicado e muda o corpo. Muitos têm dificuldade de aceitação e precisam se readaptar. Por isso, mostramos que é possível se reintegrar à sociedade e fazer tudo que já faziam antes e viver com alegria”, ressalta.
Ilto Madsen, de 82 anos, é considerado pelos colegas como João de Barro. O apelido é por conta da dedicação que teve para a construção de uma sede própria ao Núcleo. “Depois que fui ostomizado, busquei ajuda do doutor Sagae e conseguimos recursos para construir a sede. Hoje vejo que todos conservaram muito bem o espaço e nós precisamos de um local como esse para nos reunir, participar de palestras e comemorar momentos como esse”, diz ele.
A atual presidente do Núcleo, Wilse Lombardi, afirma que hoje 280 pacientes de Cascavel e da região Oeste encontram no Núcleo mais do que a bolsa necessária para o dia a dia. “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de todos”, explica.
Além do tradicional bolo de festa, a tarde contou com sorteios de brindes e momentos de descontração na cabine de fotos para os pacientes guardarem uma lembrança da data.
Ostomia
A ostomia consiste na cirurgia de uma abertura entre a pele e um ou mais órgãos ou cavidade, com a finalidade de desviar o trânsito das eliminações, intestinais e/ou urinárias/ alimentação/ respiração. Pode ser localizado em qualquer parte do aparelho digestivo. É por essa razão que pacientes precisam utilizar uma bolsa de coleta.