Toledo O município de Toledo recebe de hoje a sexta-feira mais uma edição do Campo de Treinamento Adama. O evento será realizado na PUC e deve reunir cerca de 150 pessoas. Agricultores, pesquisadores e consultores vão comparar e analisar resultados de soluções às culturas da soja e do milho. Uma das atrações será o repasse de novidades para manejo da ferrugem asiática, que causa prejuízos milionários em várias regiões do País, inclusive no Oeste do Paraná.
A ferrugem chegou às plantações do País na safra de 2000/2001 e disseminou-se pela maioria dos estados. Hoje ela é responsável pela perda de milhões de toneladas de soja e custa aos produtores cerca de dois bilhões de dólares anualmente. A agressividade da ferrugem asiática é percebida pelos níveis de perda registrados que podem variar entre 30% a 90%.
A ferrugem asiática já é uma velha conhecida dos agricultores e é um dos principais problemas enfrentados pelos produtores de soja. No Campo de Treinamento da Adama, os visitantes poderão observar de perto as soluções da empresa para essa e outras doenças que são responsáveis pela redução da produtividade das lavouras, salienta Rafael Milleo, coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Adama.