Cotidiano

EUA e Reino Unido estudam novas sanções por ataques em Aleppo

LONDRES ? Estados Unidos e o Reino Unido alertaram neste domingo que os aliados ocidentais pretendem impor novas sanções econômicas contra a Síria e a Rússia motivadas pelas ações em Aleppo, declarou o secretário de Estado americano, John Kerry, em Londres.

? Nós planejamos sanções suplementares e queremos ser claros, o presidente (americano, Barack) Obama não descartou nenhuma opção no momento ? declarou John Kerry após uma reunião sobre a Síria.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, disse que foram propostas várias medidas, incluindo medidas suplementares contra o regime e seus apoios, em entrevista coletiva.

? Estas medidas afetarão os autores de esses crimes ? avisou.

Kerry minimizou a possibilidade de uma ação militar, acrescentando que seu dever era esgotar todas as soluções diplomáticas.

? Conversamos sobre todos os mecanismos à nossa disposição, mas não vejo nenhum interesse por ir à guerra em nenhuma parte da Europa ? acrescentou o secretário de Estado americano.

HOLLANDE NÃO VAI ALIVIAR PRESSÃO SOBRE RÚSSIA

O presidente francês, François Hollande, afirmou que não pretende aliviar a pressão sobre a Rússia devido ao apoio ao governo da Síria na batalha contra rebeldes, mas se disse pronto para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a guerra, informou neste domingo um jornal francês regional.

Putin cancelou visita que faria no dia 19 de outubro a Paris depois que Hollande afirmou que o receberia apenas para falar sobre a Síria.

?Vladimir Putin não quer discutir seriamente a Síria. Eu estou pronto a qualquer momento, mas eu não vou aliviar a pressão?, disse Hollande em entrevista publicada neste domingo.

O presidente francês acrescentou que as prioridades absolutas são o fim dos bombardeios, um cessar-fogo, ajuda humanitária e abertura de negociação.