Cotidiano

EUA avaliam aplicar sanções comerciais unilaterais à China, diz ?FT?

trump.jpgLONDRES – O governo de Donald Trump está avaliando alternativas às disputas comerciais travadas na Organização Mundial do Comércio (OMC), no que pode ser um primeiro passo para se distanciar de um sistema que os Estados Unidos ajudaram a construir mais de duas décadas atrás, informou nesta segunda-feira o jornal britânico ?Financial Times?. Funcionários do governo americano pediram ao Escritório de Comércio Exterior do país para rascunhar uma lista de mecanismos legais que Washington poderia usar para aplicar sanções unilaterais contra a China e outros países. O objetivo é encontrar caminhos para contornar o sistema de disputas da OMC.

Desde que foi estabelecido, em 1995, a OMC se tornou o principal caminho para resolução de conflitos entre os países membros, o que ajudou a evitar guerras comerciais. Embora os Estados Unidos deverão se manter como membro da organização, o movimento reflete a visão cética de vários funcionários da administração Trump quanto à OMC. Para muitos deles, o órgão se arrasta numa burocracia que contraria os interesses americanos.

O movimento também ilustra como Trump, que prometeu perseguir a política ?América em primeiro lugar?, pretende testar uma ordem econômica global que seu predecessor, Barack Obama, ajudou a construir e defender. ?A OMC é um desastre?, disse o presidente na campanha eleitoral do ano passado. É bom lembrar que Trump já retirou os Estados Unidos da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês).

Trump também expressou, com frequência, desdém pelos tratados e acordos internacionais. Sua escolha para o Escritório de Comércio Exterior é igualmente reveladora desse pensamento. O atual secretário para Comércio Exterior, Robert Lighthizer, defendeu que o país deveria abraçar o protecionismo e, em 2010, chegou a sugerir que os Estados Unidos deveriam adotar postura mais agressiva em relação a OMC.