A Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) publicou nesta semana no Diário Oficial do Município a portaria 142/2023 que estabelece as taxas de incubação da “Estação de Inovação – Hub One”, espaço que está em fase final de construção e que fica no Antigo Terminal Oeste. A inauguração que estava prevista para novembro passou para a segunda quinzena de fevereiro.
De acordo com o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, o atraso ocorreu por uma série de motivos, principalmente pela a decisão de fazer um estacionamento ao lado, que acabou sendo incluindo no projeto. As equipes estão finalizando a rede elétrica, rede de fibra, o estacionamento, equipamentos, móveis e a fachada. Mesmo ainda em obras, a fundação está sendo bastante procurada por um grande número de empreendedores que querem um espaço dentro do local.
Segundo Alcione, ao todo são 2,6 mil metros quadrados e desde o projeto, eles foram planejados para que todos os espaços fossem utilizados e a grande parte em uso compartilhado. “Já temos uma grande procura e até uma fila de espera de pessoas que querem um espaço”, disse ele, lembrando ainda que será dada preferência para aquelas empresas que já passam por processo de incubação junto à Fundetec, mas também será criada uma fila de espera até pela rotatividade no uso das salas.
Pela a portaria o valor será de R$$ 70,00 por metro quadrado, mas com um subsídio de 50% deste total, com correção anual em taxa ainda a ser definida. Ao todo, são cinco tamanhos de espaços diferentes, contêiner de 55,69 metros quadrados, 41,18 m2 e salas em contêiner compartilhados com 22 e 11 metros quadrados. “Todas têm uma completa infraestrutura, além de 36 espaços gratuitos para coworking que estaremos disponibilizando”, salientou.
No espaço foram instalados 24 contêineres, adaptados para abrigar 12 salas. O local terá uma cafeteria e um setor administrativo e uma operadora de telefonia está concluindo a instalação de uma antena com sinal 5G em frente à estação. Segunda a portaria, será elaborado um edital próprio para a seleção das empresas cadastradas, levando alguns critérios como alinhamento com a missão da Fundetec, potencial de impacto, viabilidade de negócio, inovação e tecnologia, equipe qualificada, compromisso com o desenvolvimento da sustentabilidade.
Cotidiano