Cotidiano

Estabilidade no comércio este ano

Nota principal CNC 090317.jpgAinda que não se constate no primeiro trimestre de 2017 uma recuperação do comércio brasileiro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aposta na estabilidade das vendas do setor, devido à recuperação de setores que dependem de uma melhora nos níveis dos preços e à herança benigna de um ritmo menor de queda nos negócios, verificado no último bimestre de 2016. E, mesmo com os diversos desafios de 2017 ? políticas monetária, fiscal e cambial ainda contracionistas, taxa real de juros ainda elevada ? o comércio deve ter um ano melhor que os dois últimos, dada a percepção de recuperação ao longo do período, estimulada pela queda dos juros e melhora da renda real, resultado do recuo da inflação.

Cautela hoje para um 2018 melhor

Já para 2018 o cenário econômico ainda é incerto ? o Banco Central poderá acelerar ao longo do ano os cortes na taxa básica de juros, a Selic, para não ter que alongar o ciclo para além de onde não consegue enxergar. A opinião é de Carlos Thadeu de Freitas, economista-chefe da CNC. Para Thadeu, que também é ex-diretor de Política Monetária do BC, qualquer decisão de política monetária tomada agora surtirá efeito só no ano que vem.

? O que se sabe é que 2017 será um ano bom em termos de inflação, e o dólar não deve subir muito ? afirma Thadeu de Freitas.

Vídeo Estabilidade no Comércio