LONDRES Ao oferecer um jantar, a rainha Elizabeth II pediu que seus convidados citassem três boas razões para que o Reino Unido permaneça na União Europeia (UE). A história foi relatada pelo escritor especializado na realeza britânica Robert Lacey na véspera do referendo que decidirá pela saída ou pela permanência do país no bloco europeu. Tradicionalmenete, a chefe da monarquia britânica não emite opiniões públicas em questões políticas.
No site do The Daily Beast, Lacey escreveu que Elizabeth propôs o desafio aos seus convidados recentemente.
Me diga três boas razões: por que o Reino Unido deve ser parte da Europa? teria dito a monarca.
Posteriormente, em entrevista, o autor disse que a rainha aprecia debates saudáveis na mesa de jantar e que tratava-se apenas de uma pergunta.
Em resposta, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha está acima da política e atua como conselheira das questões políticas do seu governo.
O referendo é um assunto para o povo britânico decidir disse um porta-voz.
O príncipe Harry, neto da rainha, falou sobre o Brexit em uma conversa durante as recentes celebrações pelo aniversário de 90 anos da monarca.
Em março, manchetes afirmando que Elizabeth apoia o Brexit foram veementemente criticadas pelo Palácio de Buckingham, que reiterou que a rainha é politicamente neutra.