RIO – O consultor Jorge Barros, piloto há 38 anos, aponta que, pelas informações disponíveis até o momento sobre o queda do avião que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas, o mais provável é que o piloto Osmar Rodrigues, uma das vítimas do acidente, tenha sofrido uma desorientação espacial, e por isso bateu no mar. A gravação de voz da caixa-preta do avião indica que o piloto fez duas tentativas de pouso no aeroporto de Paraty, no Sul-Fluminense. A análise preliminar indica que não houve pânico, pedido de socorro ou alarme sonoro na aeronave nos momentos que antecederam a queda. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a gravação não demonstrou ?qualquer anormalidade” nos sistemas do avião.
– Quando você olha para fora da aeronave e vê as nuvens e o mar, um colado no
outro, com cores praticamente iguais, não sabe o que é nuvem ou mar – explica
Barros.
O consultor ressalta que o aeroporto de Paraty é um dos piores do Brasil para
pousar, primeiro por estar localizado numa região com grande formação de nuvens
com baixa altitude e não ter aparelhos que informem ao piloto sobre as condições
de vento, pressão do ar e visibilidade. Outro fator é que, como é cercado por
montanhas, o avião precisa vir necessariamente da direção do mar rumo ao
continente para pousar no aeroporto. Ainda de acordo com Barros, como muitas
vezes os pilotos levam pessoas com alto poder aquisitivo que possuem imóveis na
região, sofrem pressão para conseguir pousar.
De acordo com a TV Globo, a gravação aponta que Osmar Rodrigues fez comentários sobre o tempo e comentou que esperaria a chuva passar para pousar. Foram gravados os últimos 30 minutos do voo. Neles, o piloto informa ?estou indo para o setor ‘Eco?. Na linguagem aeronáutica, ?Eco? é uma referência à letra ?E?. Segundo especialistas em aviação, significa que a aeronave estava vindo da direção leste (east, em inglês). Em aeroportos sem torre de controle, como o de Paraty, os pilotos têm que avisar uns aos outros de onde cada um está vindo para evitar acidentes. O consultor Jorge Barros afirma que esse procedimento é feito cerca de cinco minutos antes do pouso.
Sem relatar nenhuma alteração na aeronave, Rodrigues tenta pousar pela segunda vez e diz: ?Tô na final”. Barros explica que isso significa que o piloto alinhou o avião com a pista e está pronto para o pouso. Pelas regras da aviação, é proibido o piloto dizer que ?está na final” sem visualizar a pista. A gravação registra depois um forte barulho do impacto do avião com o mar.
Além do piloto e do ministro do STF, morreram na queda do avião o empresário
Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas
Helatczuk e a mãe dela, Maria Ilda Panas.