Cotidiano

Dos 184 detentos foragidos em Manaus, apenas 65 foram recapturados

MANAUS ? O comitê de Gerenciamento de Crise do Sistema de Segurança Pública do Amazonas divulgou no fim da manhã desta quinta-feira que, até às 10h, apenas 65 detentos, dos 184 que fugiram durante uma rebelião do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), foram recapturados e encaminhados novamente para as unidade prisionais.

O comitê disse ainda que 284 presos foram transferidos à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa. O local estava desativado desde outubro de 2016, mas foi reaberto para receber os presos da facção paulista que estavam no Compaj, para evitar novos confrontos. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) denunciou as péssimas estruturas e a superlotação da unidade. A capacidade máxima do local é de apenas 104 detentos.

Na terça-feira, durante a visita do ministro da Cidadania e Justiça, Alexandre de Moraes, o secretário da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, disse que esperava que até o fim desta semana quase todos os foragidos fossem recapturados.

? Esperamos que até o fim da semana todos sejam recapturados e voltem pra cadeia ? garantiu Sérgio, após visita do ministro da Justiça à sede da Defensoria Pública do Estado.

CORPOS LIBERADOS

Dos 60 corpos dos detentos do massacre que iniciou no domingo e encerrou na segunda, já foram identificados 46. Dentre eles, 18 já foram liberados pelo Instituto Médico Legal para os familiares. Até o fim da tarde de quarta-feira, sete vítimas já haviam sido enterradas no cemitério Parque Tarumã.

Foram 56 mortos no Compaj e quatro na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP)

Relação dos corpos liberados:

Compaj

1. – Arthur Gomes Peres Júnior

2. – Dheick dá Silva Castro

3. – Errailson Ramos de Miranda

4. – Francisco Pereira Pessoa Filho

5. – Magaiwer Vieira Rodrigues

6. – Rafael Moreira da Silva

7. – Raijean dá Encarnação Medeiros

8. – Felipe de Oliveira Carneiro

9. – Rômulo Harley Da Silva

10. – Edney Gomes Ferreira

11. – Alessandro Nery Praia

12. – Felipe Mateus Silva do Nascimento

13. – Moacir Jorge Pessoa da Costa

14. Gezildo Nunes da Silva

UPP

1. – Andrei Chaves de Moura Castro

2. – Kevin Klive Silva Ramos

3. – Paulo Henrique Santos Lagos

4. – Carlos Augusto Nascimento Galucio