Apenas uma tampinha de garrafa com água parada é o suficiente para se transformar em um foco de mosquito da dengue. E esse criadouro pode ser fatal, tanto para sua família, como para a comunidade em que você vive. A dengue não é brincadeira. A luta tem que ser diária.
A Secretaria de Saúde de Cascavel tem promovido uma verdadeira força-tarefa, com a instalação de caçambas em pontos estratégicos da cidade, onde os índices de infestação de dengue estão em alto risco. A ideia é que a população possa descartar lixo de pequenos volume, daquele tipo que fica entulhado no fundo do quintal e acaba tendo grandes chances de se tornar um criadouro. Até o momento, Cascavel já tem 28 casos positivos de dengue confirmados na cidade.
Ao todo, três bairros já receberam as caçambas. E com isso, já foram retiradas 76 toneladas de lixo que estavam nas casas dos cidadãos. Os números foram atualizados nesta terça-feira (14), em um novo balanço da Secretaria de Saúde. A mobilização não teve nenhum custo à comunidade.
O próximo bairro que receberá as caçambas será definido após os resultados do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti). A data ainda será definida e divulgada em breve. Durante a ação das caçambas também há vistorias de agentes de Endemias. Os agentes focam na eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chicungunya. A Sesau reforça ainda que é preciso intensificar os cuidados neste período de chuva e calor e pede que os moradores façam o dever de casa, com a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. Lembrando que a dengue é uma doença que tem prevenção e o combate ao vetor é um dever de todos.
Foto: Secom