Cotidiano

Defesa Civil retira mais de 650 enxames no primeiro semestre em Cascavel

Número é quase 40% superior que o registrado no mesmo período do ano passado

Defesa Civil retira mais de 650 enxames no primeiro semestre em Cascavel

A Defesa Civil desempenha um serviço bem próximo com a comunidade, sendo um suporte nas horas de necessidade, em situações de emergência. Porém, além de todo o trabalho na gestão de catástrofes naturais, a Defesa Civil também tem um serviço gratuito que ganha cada vez mais destaque e popularidade entre os cascavelenses: o de remoção de enxames abelhas, vespas e marimbondos.

Neste primeiro semestre, a equipe já realizou 654 atendimentos de remoção de enxames, o número é 40% superior que o registrado mesmo período do ano passado. A esse passo, o Município se encaminha para bater a marca de cerca de mil retiradas realizadas ao longo de todo o ano passado.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcio Ribeiro, o número expressivo tem relação ao atendimento eficiente ofertado à população, que pode solicitá-lo via o telefone 199. “Esse quantitativo se deve ao serviço prestado pelo município diariamente, cujo os registros podem ser feitos todos os dias, incluindo sábado, domingo e feriado. A retirada ocorre até 17h30 de segunda a sexta, já nos fins de semana só se for casos extremos. No período da noite não é seguro executar a captura e a remoção. A população procura o atendimento constante em razão de saber que a Prefeitura oferece o serviço gratuito. Cascavel, sobretudo na área urbana, é muito arborizada, com a aplicação de inseticidas no campo, os enxames migram para a área urbana em busca de  uma flora saudável, então encontra aqui um alimento salutar para as abelhas”, explica.

Durante o atendimento, as equipes utilizam fumegador, escada, roupa própria de apicultor e todos os EPIs necessários para a proteção dos apicultores, além de diversas ferramentas como martelo, turquesa e pé de cabra, que às vezes são necessários para abertura de telhados, paredes, assoalhos e muros.

ECOSSISTEMA
Após retiradas, as abelhas são encaminhadas a apicultores parceiros, uma vez que os insetos são de extrema importância para o ecossistema, embora apresentem um risco a animais e humanos.

As abelhas com ferrão se deslocam da área rural para a urbana e param para descansar nas residências. Segundo a Defesa Civil,  27% dos enxames que param para descansar se retiram do local em menos de 72 horas.

DADOS REMOÇÃO DE ABELHAS
1º Semestre de 2022 = Total 468
Janeiro – 76
Fevereiro – 153
Março – 129
Abril – 55
Maio – 31
Junho – 24

1º Semestre de 2023 = Total 654
Janeiro – 259
Fevereiro – 119
Março – 113
Abril – 77
Maio – 54
Junho – 32

Fonte: Secom