Cotidiano

David Bowie leva dois Brit Awards póstumos

65239661_Duncan Jones right son of the late David Bowie accepts the award for Album Of The Year on b.jpgRIO – O cantor David Bowie, falecido em janeiro do ano passado, foi o grande vencedor do BRIT Award, grande premiação da indústria fonográfica britânica, entregue em cerimônia na noite de quarta na O2 Arena, em Londres. Ele levou os prêmios de melhor album britânico por “Blackstar” (lançado poucos dias antes de sua morte) e de melhor artista solo masculino britânico.

Ao aceitar o prêmio pelo álbum, o filho de Bowie, Duncan Jones, apresentado pelo cantor Noel Gallagher, disse: “Eu perdi meu pai no ano passado, mas também me tornei um pai. Ele sempre apoiou pessoas que são um pouco estranhas ou diferentes. Este prêmio é para todos os loucos e aqueles que fazem o loucos.”

Já o prêmio de melhor artista britânico (no qual Bowie bateu Craig David, Skepta, Kano e Michael Kiwanuka) foi recebido por Michael C Hall, ator do musical “Lazarus”, um dos últimos trabalhos do cantor. “Se David Bowie pudesse estar aqui esta noite, provavelmente ele não estaria aqui hoje à noite”, brincou o ator ao receber a estatueta.

O rapper canadense Drake venceu Bon Iver, Bruno Mars, o falecido Leonard Cohen e The Weeknd no prêmio de melhor artista internacional masculino. Em uma mensagem em vídeo, ele se disse “honrado” e “grato. Já a americana Beyoncé levou o correspondente feminino do prêmio. Os veteranos rappers americanos do A Tribe Called ganharam melhor grupo internacional.

Na premiação especificamente britânica, o One Direction levou a estatueta de melhor vídeo por “History” e Emeli Sandé o de melhor artista feminino, batendo Ellie Goulding, Lianne La Havas, Anohni e NAO.

O melhor grupo britânico foi o 1975, vencendo Bastille, Biffy Clyro, Radiohead e Little Mix. O prêmio de revelação britânica ficou com Rag N ‘Bone Man, artista que acabou de lançar seu álbum de estreia, “Human”. Já Adele, a grande vencedora dos Grammy, ganhou o prêmio global de sucesso. Impossibilitada de participar da cerimônia, a cantora enviou uma mensagem de vídeo.

Lista dos vencedores

Melhor álbum britânico: David Bowie, por “Blackstar”

Prêmio global de sucesso: Adele

Melhor artista masculino internacional: Drake

Melhor artista feminina internacional: Beyonce

Melhor grupo internacional: A Tribe Called Quest

Melhor vídeo britânico: One Direction, por “History”

Melhor artista feminina britânica: Emeli Sandé

Melhor artista masculino britânico: David Bowie

Melhor grupo britânico: The 1975

Revelação britânica: Rag N ‘Bone Man

Melhor single: Little Mix, por “Shout out to my ex”