RIO – Depois de se comprometer e não comparecer a entrevistas no RJ-TV, no portal G1 e na rádio CBN, o candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, desistiu de participar de sabatina em O GLOBO agendada previamente e marcada para as 10h30m desta quinta-feira. O senador também já havia desistido de participar de um debate no SBT e no próprio GLOBO. A TV Record, cujo dono é o bispo Edir Macedo, tio de Crivella, cancelou seu debate neste segundo turno.
Como justificativa para sua desistência da sabatina em O GLOBO, Crivella alegou em nota enviada à Redação que teria compromissos no Senado, em Brasília, mas que “mesmo se estivesse no Rio, não iria à sede do jornal por estar muito indignado com a cobertura manipuladora e tendenciosa que tem sido feita contra sua candidatura, especialmente no segundo turno”. A mensagem é semelenhante à enviada na véspera à TV Globo.
Após reportagens publicadas no último fim de semana pela revista “Veja” mostrando que o senador foi fichado e preso em janeiro de 1990, ao tentar resolver à força um problema de invasão de terreno da Igreja Universal, e do GLOBO sobre ataques a homossexuais, ao catolicismo e outras religiões no livro ?Evangelizando a África?, o candidato passou a atacar os veículos de imprensa durante seu programa de rádio e TV dizendo estar indignado com o que chama de ?cobertura manipuladora e tendenciosa? de O GLOBO, da TV Globo e e da ?Veja? contra a candidatura dele. Ele acusou o jornal de trabalhar pela campanha do adversário Marcelo Freixo (PSOL), numa estratégia associada ao PMDB.
Em respeito aos leitores, O GLOBO publicará na edição impressa desta quinta-feira uma página especial com as perguntas que seriam feitas ao candidato. Os questionamentos também serão lidos ao vivo, em transmissão feita pelo site do GLOBO e pelo perfil do jornal no Facebook, às 10h30, horário previsto para a sabatina. A entrevista, marcada originalmente para esta quarta, foi remarcada para quinta-feira a pedido do próprio candidato.