LONDRES – A crise vegetal do Reino Unido não só atingiu os supermercados do país e os consumidores saudáveis, mas também um grupo de 12 tartarugas marinhas famintas que vivem aquários em todo o país. Oito aquários da empresa Sea Life estão pedindo aos visitantes para poupar alface ou brócolis para seus habitantes marinhos, que, como resultado de uma escassez de alguns legumes no Reino Unido, estão perdendo suas refeições favoritas.
? As tartarugas verdes vivem até em seu nome a sua paixão por verdes ? diz Dan McLaughlan, um curador de aquário.
De acordo com McLaughlancom, alface e brócolis, juntamente com brotos e couve-flor, são os legumes preferidos desses animais. De acordo com um comunicado de imprensa emitido pela Merlin Entertainments, que possui centros Sea Life, uma tartaruga verde adolescente chamada Ernie, que está vivendo em Manchester – chega a comer 3 kg de alface, 7kg de pepino e 3 kg de brotos de brócolis em um único semana. Doações do público ?farão toda a diferença para manter as criaturas alimentadas?, disse Merlin.
A crise dos hortifrutis do Reino Unido, que começou no início de janeiro, quando os varejistas relataram uma escassez de abobrinha devido às más condições climáticas no sul da Europa, tem perpetuado por várias semanas, afetando a disponibilidade de berinjelas, alfaces, brócolis, pimentas e repolho. Alguns supermercados introduziram cotas e a Tesco implementou um limite de três alface por cliente.
Dados da Secretaria de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do governo, da semana passada, já mostraram que os preços de mercado de alguns dos produtos afetados pelo aperto foram crescendo. E alguns consumidores do Reino Unido têm sequer partido para o cultivo de seus próprios verdes, em uma tentativa de manter suas cozinhas estocadas, de acordo com a varejista de casa e jardim Wilko. A IAG Cargo, divisão de carga do International Airlines Group, que é a empresa-mãe da British Airways, afirmou na quinta-feira que teve um influxo de demanda por rotas onde as alfaces são cultivadas para além do sul da Europa.