A conquista da Indicação Geográfica (IG), do Mel do oeste do Paraná é encarada como um presente de aniversário, assim como outras conquistas, como a expansão para produção, comércio e parcerias. O aniversário é da Cooperativa Agrofamiliar Solidária do Oeste do Paraná (Coofamel), que tem sede em Santa Helena, mas abrange mais 29 municípios da região. No sábado foram comemorados 11 anos de história da cooperativa.
O mel de qualidade, produzido em propriedades modelo, com assistência técnica e dedicação, conquista novos mercados nacionais e internacionais. A maior produtividade, com valor agregado, foi possível pela conquista de mercado e segurança de comercialização proporcionada aos apicultores pela Coofamel.
O manuseio cuidadoso do produto, observando as normas sanitárias, mantém a coloração, textura, sabor e propriedades do mais puro mel levado à mesa dos consumidores, segundo o presidente da Cooperativa, Wagner Gazziero.
Dentre as inúmeras conquistas no decorrer dos 11 anos de história, atualmente a diretoria, associados e parceiros comemoram o reconhecimento da IG do mel, expedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), segundo um dos associados e fundadores da Coofamel, Edison Poier.
Com uma filial em Marechal Cândido Rondon, a Coofamel tem proposta de filial em Cascavel, por intermédio de parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), e na região sudoeste do Estado, no município de Capanema.