Uma das frentes de trabalho da Guarda Municipal de Cascavel é o combate à violência contra a mulher e a proteção as cascavelenses. Esse serviço é realizado por meio das ações da Patrulha Maria da Penha, que tem ajudado a consolidar uma rede de proteção às mulheres no Município.
Com ações no perímetro urbano e também na área rural, a Patrulha já realizou 1.219 atendimentos neste primeiro semestre de 2022 em Cascavel. O mês com mais ocorrência foi maio, com 321, no mesmo mês no ano passado foram 234. O mês de junho foi o com menos ocorrências, com 138, em 2021 o mesmo mês teve 135 atendimentos.
Os dados também apontam que a Patrulha Maria da Penha atendeu 103 situações de descumprimento de medidas protetivas. Além disso, os agentes estiveram à frente de 27 prisões de pessoas que, de alguma forma, agiram contra a mulher.
Atualmente, 817 mulheres estão sendo acompanhadas pela equipe da Patrulha Maria da Penha, tendo uma média de descumprimento de 10% por semestre de registro efetivados na Delegacia. Atualmente, são duas equipes de agentes que atuam na Patrulha.
Os trabalhos são desenvolvidos 24 horas por dia e a Patrulha se tornou um braço amigo das mulheres vítimas da violência que podem contar com as equipes para superarem momentos difíceis e se reerguerem.
As equipes atuam também junto aos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em apoios relacionados à guarda de crianças, regularização de divórcios e auxílios para que mulheres retirem pertences que ainda estejam na casa do agressor.
Os trabalhos sempre são desenvolvidos em parceria com a Delegacia da Mulher, Ministério Público e Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Fonte: Secom