Cotidiano

Com rede de proteção às mulheres, Patrulha Maria da Penha fez mais de 1,2 mil atendimentos em 2022

Dados são referentes ao primeiro semestre deste ano

Com rede de proteção às mulheres, Patrulha Maria da Penha fez mais de 1,2 mil atendimentos em 2022

Uma das frentes de trabalho da Guarda Municipal de Cascavel é o combate à violência contra a mulher e a proteção as cascavelenses. Esse serviço é realizado por meio das ações da Patrulha Maria da Penha, que tem ajudado a consolidar uma rede de proteção às mulheres no Município.

Com ações no perímetro urbano e também na área rural, a Patrulha já realizou 1.219 atendimentos neste primeiro semestre de 2022 em Cascavel. O mês com mais ocorrência foi maio, com 321, no mesmo mês no ano passado foram 234. O mês de junho foi o com menos ocorrências, com 138, em 2021 o mesmo mês teve 135 atendimentos.

Os dados também apontam que a Patrulha Maria da Penha atendeu 103 situações de descumprimento de medidas protetivas. Além disso, os agentes estiveram à frente de 27 prisões de pessoas que, de alguma forma, agiram contra a mulher.

Atualmente, 817 mulheres estão sendo acompanhadas pela equipe da Patrulha Maria da Penha, tendo uma média de descumprimento de 10% por semestre de registro efetivados na Delegacia. Atualmente, são duas equipes de agentes que atuam na Patrulha.

Os trabalhos são desenvolvidos 24 horas por dia e a Patrulha se tornou um braço amigo das mulheres vítimas da violência que podem contar com as equipes para superarem momentos difíceis e se reerguerem.

As equipes atuam também junto aos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em apoios relacionados à guarda de crianças, regularização de divórcios e auxílios para que mulheres retirem pertences que ainda estejam na casa do agressor.

Os trabalhos sempre são desenvolvidos em parceria com a Delegacia da Mulher, Ministério Público e Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

Fonte: Secom