A Companhia Municipal de Habitação de Cascavel (Cohavel), que no passado ganhou força e se consolidou nos últimos anos, chega a três décadas de atuação fortalecida e preparando novos projetos habitacionais. A solenidade que marcou os 30 anos da companhia aconteceu na manhã desta quarta-feira (14).
O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que Cascavel tem avançado em todos os sentidos, graças a união de forças do poder público, sociedade e empreendedores. Ele destacou que um dos desafios, agora, é a questão habitacional, por conta do crescimento econômico e populacional da cidade.
“Eu vejo que o nosso grande desafio é a habitação. A produção do nosso município vai aumentar muito, porque nós estamos no coração da produção de alimentos do Paraná, do Brasil e do mundo. O Oeste do Paraná vai produzir 40% dos alimentos do mundo, e isso é uma missão muito grande, muito bom. Cascavel precisa de consolidar, com isso, a habitação, pois é ela que consolida a permanência ou a vinda de pessoas para cá, para trabalhar no nosso mercado de ofertas de emprego”, afirmou o prefeito.
Paranhos lembrou que para enfrentar e vencer o desafio, leis foram criadas para facilitar a contratação direta de imóveis, que ajudam a reduzir o déficit habitacional. Nos últimos quatro anos, por exemplo, a Caixa Econômica Federal assinou mais de quatro mil contratos de venda de imóveis para pessoas que necessitam e são alcançadas por programas sociais dos governos estadual e federal. Isso se deve devido ao programa de desburocratização que criou ferramentas, como o Alvará Fácil e Habite-se Online, que facilitam a construção de novos imóveis. A revisão do Plano Diretor, já aprovada em audiência pública e que será votada pela Câmara de Vereadores, trará novas ferramentas para facilitar a aquisição de imóveis na cidade.
Durante a solenidade, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de três praças em Cascavel e a licitação para a construção de seis casas no bairro Cascavel Velho, além da aprovação do Conjunto Abelha, construído em 1992 e que hoje foi regularizado.
“O objetivo da Cohavel sempre foi levar a moradia digna para a população de Cascavel. Nós atendemos mais de duas mil famílias aqui no Município de Cascavel. Nesses 30 anos evoluímos muito na questão de projeto, na questão de atendimento das famílias, além de fazer a manutenção de diversos órgãos públicos aqui da cidade”, diz Vinicius Boza, presidente da Cohavel.
Servidores
Durante o evento, o prefeito Paranhos anunciou um projeto que irá construir habitação para os servidores da companhia que não possuem casa própria.
“Simbolicamente é importante isso, o processo já está comigo na prefeitura. Vou assinar para que a Cohavel possa licitar e construa essas casas, para que no próximo Natal, do ano que vem, as pessoas possam comemorar nas suas casas”, disse o prefeito.
Crédito: Secom