RIO – A Claro vai lançar em Brasília o 4,5G, que permite maior velocidade na hora da conexão móvel pelo celular. A rede vai ocupar o espaço onde estava a TV analógica, na frequência de 700 MHz.
– A tecnologia 4,5G é mais um passo de evolução rumo ao 5G, que promete revolucionar a conectividade de pessoas e coisas. Estas novas tecnologias devem transformar o mundo que conhecemos, ao viabilizar conceitos como inteligência artificial, coletando dados gerados por sensores e dispositivos conectados. Para o usuário final, será possível gerar experiências cada vez mais ricas, contextualizadas e personalizadas através do smartphone – ressalta Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.
Segundo o executivo, o 4,5G permite a agregação de várias faixas de frequência na mesma estação rádio-base (ERB), além de utilizar as mais avançadas técnicas de transmissão de dados em redes móveis. Assim, diz ele, será possível fazer soluções integradas de conectividade, aplicações em nuvem e conteúdo de vídeo serão cada vez mais presentes nos smartphones dos brasileiros. Com a evolução da velocidade da conexão, a experiência de uso é similar a que o cliente está acostumado a ter na sua casa, pelo Wi Fi da banda larga fixa.
– O mundo novo vem programado nos softwares, roda na nuvem e trata quantidades colossais de dados em máquinas e que aprendem. Isso viabiliza experiências de realidade virtual e aumentada, além da oferta de conteúdos que requerem alta capacidade de transmissão na rede – comenta Carvalho.